UM OLHAR REFLEXIVO SOBRE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA

  • Ana Paula Butzen Hendges Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Eliane Gonçalves dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

A partir do Programa Residência Pedagógica – ação que integra a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo fomentar o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica no transcorrer da segunda metade de seu curso – os residentes, tanto bolsistas quanto voluntários, tem a oportunidade de construir o seu ser docente preocupados com a atual situação de ensino e inquietos frente à concepção da escola tradicional.  O  Programa ao qual faço parte está inserido na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo, e conta com dois núcleos, cada um com sua respectiva Professora Orientadora, seus preceptores e residentes, sendo nomeado como Residência Pedagógica Multidisciplinar (RPM), por englobar experiências em cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Química e Física. Para alcançar os objetivos do Programa, o RPM utiliza estratégias pautadas na leitura, diálogo, reflexão e escrita. Para isso, o subprojeto dispõe de um cronograma de atividades. Toda segunda e última terça-feira do mês ocorre programações diversificadas, sendo uma para o encontro de formação sobre temáticas voltadas ao ensino, onde ocorrem discussões acerca de metodologias de ensino, desafios e vantagens da profissão docente, a necessidade do trabalho escolar em equipe, referenciais teóricos e demais propostas planejadas para favorecer nossa criticidade frente aos assuntos da educação. A outra ação formativa é a participação nos Ciclos Formativos em Ensino de Ciências e Matemática, que consiste em encontros sistemáticos que oportunizam diálogos coletivos acerca do trabalho docente, de metodologias de ensino diferenciadas e de referenciais teóricos, contando com a participação de professores da rede pública de ensino e professores formadores da UFFS. A fim de haver uma apropriação da palavra/conceito, trabalhamos, para além do diálogo nos encontros, com o Diário de Bordo. Como forma de divulgação do trabalho realizado e, também, como meio de externar concepções internalizadas, os residentes são desafiados e elaborar escritas para submissão em eventos. O RPM me proporciona experiências na área da educação que auxiliam na constituição do meu Ser Professor, a partir de leituras e discussões voltadas ao ensino, internalizo minhas compreensões e as transfiro para minha metodologia de ensino. No contato com os estudantes da educação básica e com a elaboração do plano de aula embasado nas discussões dos encontros de formação, contando com o auxílio das Orientadoras, Colaboradores e preceptores, adquiro um posicionamento frente a situações-problema e referente a metodologias de ensino. Por isso, estar inserido em programas de formação inicial como o RPM nos fornece uma maior qualificação profissional se comparado aos acadêmicos que são desprovidos desse benefício.

Biografia do Autor

Ana Paula Butzen Hendges, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

Acadêmica do Curso de Física Licenciatura, UFFS, Campus Cerro Largo, Bolsista do Programa de
Residência Pedagógica UFFS/CAPES.

Eliane Gonçalves dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação nas Ciências. Professora Adjunta do Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura. Professora  Orientadora do Subprojeto Residência Pedagógica – Multidisciplinar (SRPM- Capes), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo/RS. Email: eliane.santos@uffs.edu.br

Publicado
01-10-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino