OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS COMO SUPORTE TEÓRICO-METODOLÓGICO NA PROBLEMATIZAÇÃO DE CONCEITOS DE FÍSICA

  • Ana Paula Butzen Hendges Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo
  • Rosemar Ayres dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Eliane Gonçalves dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

A partir do Programa Residência Pedagógica – ação que integra a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo fomentar o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, no transcorrer da segunda metade de seu curso – os residentes, tanto bolsistas quanto voluntários, tem a oportunidade de construir o seu ser docente através de experiências em sala de aula, atuando tanto em nível fundamental quanto médio. A partir do subprojeto Residência Pedagógica Multidisciplinar (RPM) nos inserimos em uma Escola Pública de Educação Básica, pertencente a 14ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), na qual atuamos em duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio, desenvolvendo atividades voltadas à temática: Energia elétrica e a qualidade de vida, trabalhando, a partir disso, conteúdos relacionados à Eletrostática e Eletrodinâmica. No período de 52 horas-aula, desenvolvendo atividades que aproximavam os conceitos físicos à realidade do estudante, dentre elas, o estudo dos fenômenos eletrostáticos da atmosfera (raio, relâmpago e trovão) e o uso da brasa elétrica como ferramenta de ensino. As atividades em sala de aula foram desenvolvidas a partir dos três momentos pedagógicos (MP). Ao partir da problematização inicial (1º MP): “Raio, trovão e relâmpago são diferentes entre si?”, definimos cada fenômeno. Para a compreensão desses, na organização do conhecimento (2º MP), estudamos o átomo e os seus processos de eletrização, utilizando a demonstração da caneta fixada na parede e do canudo de plástico induzindo pedaços de papéis. Já na aplicação do conhecimento (3º MP), discutimos sobre pessoas atingidas por raios, nos remetendo ao estudo do “poder das pontas”, estabelecendo uma relação com o para-raios. Também, fizemos a demonstração da gaiola de Faraday utilizando peneira de metal, peneira de plástico, canudo eletrizado e pedaços de papéis, sendo esse princípio de blindagem eletrostática utilizada em prédios largos para substituir o para-raios. Já, na utilização da brasa elétrica, após uma explicação dos elementos constituintes do circuito e do uso do multímetro, partimos do 1º MP: “Conseguimos acender uma lâmpada de 1,5 V com uma bateria de 3,6 V? Por quê?”. Assim, no 2º MP, estudamos o que é corrente elétrica e como ela é gerada, medindo-a com o uso de um multímetro, bem como a diferença de potencial (ddp) do circuito. Para o 3º MP discutimos acerca das questões: “Conseguiríamos acender uma lâmpada de 220V com uma bateria de 3,6 V? Por quê?” e “Uma lâmpada de 220V acende com uma ddp ligeiramente menor?”, entrando no assunto popularmente conhecido como “luz meia fase”. O uso dessas metodologias de ensino proporcionou uma aproximação dos conceitos físicos trabalhados com o cotidiano dos estudantes, construindo, dessa forma, uma aprendizagem com mais significado. Além disso, percebemos o interesse deles ao propor as problematizações, que os fizeram sair do papel de sujeito espectador para sujeito participativo em sala de aula, reforçando nossa concepção da importância de trazer a realidade do estudante para a sala de aula como motivadora para o querer aprender.

Biografia do Autor

Ana Paula Butzen Hendges, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Cerro Largo

Acadêmica do Curso de Física Licenciatura, UFFS, Campus Cerro Largo, Bolsista do Programa de
Residência Pedagógica UFFS/CAPES.

Rosemar Ayres dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professora do Curso de Física Licenciatura e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC), UFFS, Campus Cerro Largo. Coordenadora do PIBID Física UFFS/CAPES. Colaboradora do RPM-CAPES. roseayres07@gmail.com.

Eliane Gonçalves dos Santos, Universidade Federal da Fronteira Sul

Professora do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura, UFFS, Coordenadora RPM-CAPES. eliane.santos@uffs.edu.br.

Publicado
01-10-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino