CURRÍCULOS DE ENFOQUE CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Resumo
Com a rápida evolução da Ciência-Tecnologia (CT) há necessidade de constantes inovações, também, na forma de ensinar, tanto com metodologias diferenciadas quanto a um olhar mais amplo para novas possibilidades de configurações curriculares. Para tanto seria necessário reformular e adotar medidas que venham contribuir para a mudança da atual situação de um currículo tradicional e definido a priori, para o desenvolvimento de propostas curriculares articuladas aos objetivos Ciência – Tecnologia e Sociedade (CTS), estimulando a criticidade e participação dos estudantes na Educação Básica. Este trabalho apresenta uma revisão bibliográfica de cunho qualitativo, através do repositório do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), no qual foi investigado a forma de como currículos de viés CTS, estão sendo abordados no ensino de ciências na Educação Básica? De que forma o conhecimento acerca de questões científicas e tecnológicas atuam no desenvolvimento crítico do estudante? Sendo estabelecido os seguintes termos na busca: Currículo CTS, CTS na Educação Básica, CTS no Ensino de Ciências. Obtendo um total entre teses e dissertações de 22 trabalhos, sendo que a busca e delimitação no repositório ocorreu no dia 22 de maio de 2019. O foco está no ensino de ciências e qual nível esta pesquisa abrange (fundamental ou médio) nos estudantes da Educação Básica, portanto práticas e formações voltadas a professores, não foram inclusas nesta pesquisa, restando, portanto, 10 trabalhos efetivamente analisado. Com o objetivo de identificar o enfoque dado ao currículo de viés CTS no ensino de ciência e de qual maneira se busca o despertar a crítico dos estudantes, usando em sua análise aproximações aos pressupostos de Paulo Freire. O trabalho segue, metodologicamente, com a Análise Textual Discursiva, que é estruturada em três etapas: unitarização, categorização e comunicação. Os resultados são apresentados em duas categorias: currículos com enfoque CTS no ensino de ciência: demostrando que a maioria dos trabalhos está voltado a compreensão da perspectiva científico-tecnológica e em quase sua totalidade a compreensão de que existe a necessidade de uma reforma curricular, de perspectivas Freirianas voltadas aos objetivos CTS, levantando também o questionamento feito a metodologias educacionais, estas pautadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), sua abordagem e contextualização a conteúdos relacionados ao enfoque CTS e até que ponto tais conteúdos acabam ditando a estruturação curricular na Educação Básica. Na segunda categoria: pensar crítico de estudantes junto aos objetivos da educação CTS, trazendo a contextualização de experiências vividas de estudantes para o contexto escolar em processos de ensino-aprendizagem, proporcionando a problematização e reflexão crítica para tomada de decisões que desenvolva uma abordagem críticosocial dos conteúdos, ou seja, contextualizar os temas em estudo, compreendendo suas ligações com a prática humana. A análise deste trabalho contribui com uma maior articulação e elucidação crítica de currículos que visam a compreensão da relações CTS na Educação Básica, reorganização curricular que perpassa pelos objetivos do enfoque CTS, tais configurações curriculares sejam mais sensíveis ao entorno ao contexto ao ambiente escolar, mais abertas a temas, a problemas contemporâneos marcados pela componente científico tecnológica.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.