CONSTRUÇÃO, SISTEMATIZAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • PEDRO AUGUSTO PEREIRA BORGES Uffs
  • Ânderson Piva

Resumo

A pesquisa sobre as formas de construção do conhecimento pelo aluno é fundamen-tal para a elaboração de métodos e materiais de ensino. O presente trabalho é a primeira parte de um projeto de pesquisa cujo problema refere se à identificação das características dos processos de construção do conhecimento matemático, com o objetivo de identificar e descrever os modos como aqueles processos ocorrem em práticas pedagógicas da Escola Básica. Nesse trabalho, serão apresentados ele-mentos do referencial teórico e da estrutura dos experimentos pedagógicos. Algu-mas teorias contribuem para o entendimento dos processos indutivos e dedutivos da elaboração de conceitos matemáticos. Vigotski refere se à formação de conceitos de modo geral, enfatizando a função da linguagem como mediadora da internalização dos objetos na forma de conceito. A definição das Zonas de Desenvolvimento Pro-ximal e Potencial contribuem para entender como conhecimentos novos são agre-gados àqueles que o aluno já domina. A compreensão da construção dos conceitos como um produto das interações entre alunos, professores e comunidade, contribu-em para um planejamento pedagógico que associe o esforço individual às ações solidárias da convivência social. A Teoria Semiótica de Peirce refere se à tríade pe-dagógica Sentir Perceber, Relacionar e Conceituar, a qual admite que os primeiros contatos com um conceito novo ocorrem no nível dos sentidos, da experiência con-creta, da formação de conjeturas provisórias, evoluindo para a percepção de regula-ridades e tentativas intuitivas de conceituação, até a expressão dos elementos do conceito e suas relações internas valendo se de algum tipo de linguagem. Essa fase é fundamental para o exercício da criatividade, visto que são tentativas de explicar o real: a elaboração de conceitos básicos, de dúvidas sobre o observado, a criação de conjeturas e a discussão da veracidade dessas, em um ambiente de reflexão e ar-gumentação em diferentes linguagens. O estabelecimento de generalizações e o refinamento da linguagem na direção da linguagem matemática, vai inserindo ele-mentos de dedução ao processo de conceituação. Subjacente a essa ideia de cons-trução em etapas, está o caráter dinâmico e evolutivo do conceito. Godino e Duval são específicos sobre a relação da linguagem com a formação de conceitos mate-máticos, analisando como os diversos sistemas de notações (verbais, gráficos, ges-tuais, simbólicos) são utilizados para expressar e com isso aprender os objetos ma-temáticos. No presente trabalho serão analisadas nove experiências de ensino de Matemática em situação real. Alunos participantes do Programa PIBID, juntamente com seus supervisores e coordenador, planejaram atividades de ensino, que serão aplicadas em três escolas públicas de Chapecó, no segundo semestre de 2019. Os conteúdos escolhidos foram: triângulos retângulos, função de primeiro grau, permu-tação e arranjos e função exponencial. As atividades foram elaboradas de modo a oportunizar a construção dos conceitos, com as seguintes etapas: apresentação de elementos dos conceitos fundamentais, expressão em linguagem natural, simboliza-ção matemática, identificação de conjeturas, argumentação matemática e sistemati-zação dos conhecimentos. As ações dos alunos serão observadas com base em um quadro de categorias, agrupadas em cinco grandes grupos: direcionamento da cons-trução; agentes da construção; linguagem; tipo de raciocínio lógico; tipo de conheci-mento e contextualização.

Publicado
07-08-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Pesquisa