A A importância dos conceitos geográficos
Paisagem e Lugar na formação da cidadania
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo compreender como os conceitos de Lugar e Paisagem podem contribuir com o ensino de Geografia e com a formação da cidadania dos alunos dos anos finais do ensino fundamental de uma Escola Municipal do Município de Itá-SC. Essa pesquisa se justifica em virtude da necessidade de ressignificar e valorizar as aulas de Geografia. Em que os conceitos geográficos paisagem e lugar permeiam grandes debates relacionados a sociedade e a organização do espaço mundial. O lugar é o espaço vivido em que se passam as múltiplas dimensões, o trabalho, o lazer, a cultura. Cada lugar é dotado de particularidades e potencialidades, exercendo determinadas funções e significados para o indivíduo ou para a sociedade. É a partir do lugar que se inicia a construção da identidade, sentir-se pertencente a um lugar, identificar-se com suas características, ou então o lugar que traz sentimento de repulsão, estranhamento em que as características parecem não ser compatíveis com as vivências e personalidades do sujeito que o presencia, observa e vive. Cada lugar exerce uma função um significado para o indivíduo que dele vive e participa. Assim como o lugar a paisagem é uma categoria de análise espacial essencial para os estudos geográficos. A paisagem é o resultado dinâmico e concreto dos processos, fenômenos , relações de ordem natural, cultural, histórica, que se materializam em determinada porção do território. Abordar as transformações do lugar e da paisagem implica em realizar conexões entre os diferentes espaços em escala local e global que exercem relações de interdependência que são refletidas na vida cotidiana. A escolha da cidade de Itá para a realização da pesquisa deve-se ao fato de que foi diretamente impactada pela construção de uma hidrelétrica e a consequente relocação de toda sua área urbana, portanto, com uma transformação incisiva nos lugares e paisagens. Como resultados apresentados nota-se a importância da temática dos empreendimentos hidrelétricos para compressão das transformações paisagísticas e as ressignificações dos lugares e suas implicações de ordem ambiental, econômica, política, territorial e social. E também no entendimento sobre as potencialidades, os usos, os direitos sobre a paisagem e suas implicações para a vida. Através da análise dos questionários percebe-se a preocupação dos estudantes em relação ao futuro da paisagem, em relação às questões ambientais e sociais, o apego, a afetividade e a relação de pertencimento com alguns lugares da cidade. Portanto através da realização da experiência pedagógica com os estudantes e posteriormente a análise dos questionários foi possível refletir sobre a importância dos conceitos geográficos lugar e paisagem na educação geográfica, na formação para a cidadania através da formação de posicionamentos críticos-reflexivos em relação a realidade vivida que busquem a melhoria na qualidade de vida no cenário econômico, político, social, ambiental visando minimizar desigualdades e promover melhores condições de trabalho, lazer, saúde e educação.
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