A A importância dos conceitos geográficos

Paisagem e Lugar na formação da cidadania

  • Alexandra Carniel UFFS campus Erechim
  • Silvana Pires de Matos

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo compreender como os conceitos de Lugar e Paisagem podem contribuir com o ensino de Geografia e com a formação da cidadania dos alunos dos anos finais do ensino fundamental de uma Escola Municipal do Município de Itá-SC. Essa pesquisa se justifica em virtude da necessidade de ressignificar e valorizar as aulas de Geografia. Em que os conceitos geográficos paisagem e lugar permeiam grandes debates relacionados a sociedade e a organização do espaço mundial. O lugar é o espaço vivido em que se passam as múltiplas dimensões, o trabalho, o lazer, a cultura. Cada lugar é dotado de particularidades e potencialidades, exercendo determinadas funções e significados para o indivíduo ou para a sociedade. É a partir do lugar que se inicia a construção da identidade, sentir-se pertencente a um lugar, identificar-se com suas características, ou então o lugar que traz sentimento de repulsão, estranhamento em que as características parecem não ser compatíveis com as vivências e personalidades do sujeito que o presencia, observa e vive. Cada lugar exerce uma função um significado para o indivíduo que dele vive e participa. Assim como o lugar a paisagem é uma categoria de análise espacial essencial para os estudos geográficos. A paisagem é o resultado dinâmico e concreto dos processos, fenômenos , relações de ordem natural, cultural, histórica, que se materializam em determinada porção do território. Abordar as transformações do lugar e da paisagem implica em realizar conexões entre os diferentes espaços em escala local e global que exercem relações de interdependência que são refletidas na vida cotidiana. A escolha da cidade de Itá para a realização da pesquisa deve-se ao fato de que foi diretamente impactada pela construção de uma hidrelétrica e a consequente relocação de toda sua área urbana, portanto, com uma transformação incisiva nos lugares e paisagens.  Como resultados apresentados nota-se a importância da temática dos empreendimentos hidrelétricos para compressão das transformações paisagísticas e as ressignificações dos lugares e suas implicações de ordem ambiental, econômica, política, territorial e social. E também no entendimento sobre as potencialidades, os usos, os direitos sobre a paisagem e suas implicações para a vida.  Através da análise dos questionários percebe-se a preocupação dos estudantes em relação ao futuro da paisagem, em relação às questões ambientais e sociais, o apego, a afetividade e a relação de pertencimento com alguns lugares da cidade. Portanto através da realização da experiência pedagógica com os estudantes e posteriormente a análise dos questionários foi possível refletir sobre a importância dos conceitos geográficos lugar e paisagem na educação geográfica, na formação para a cidadania através da formação de posicionamentos críticos-reflexivos em relação a realidade vivida que busquem a melhoria na qualidade de vida no cenário econômico, político, social, ambiental visando minimizar desigualdades e promover melhores condições de trabalho, lazer, saúde e educação.

 

 

Biografia do Autor

Alexandra Carniel, UFFS campus Erechim

 

A AVALIAÇÃO COMO POSSIBILIDADE DE APERFEIÇOAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

Alexandra Carniel¹

Eduarda Agnolin²

Reginaldo Souza³

 

Entre os objetivos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) está a inserção dos estudantes de licenciaturas no cotidiano escolar, permitindo-lhes aliar a teoria do conteúdo científico à  prática escolar. O trabalho que ora se apresenta é resultado de uma atividade de ensino, realizada pelos bolsistas do PIBID - subprojeto Geografia -na Escola Estadual Santo Agostinho, com alunos do sexto ano do ensino fundamental.Através da leitura e discussão sobre o livro” Prova: Um momento privilegiado de estudo e não um acerto de contas” de Pedro Vasco Moretto, refletiu-se sobre a avaliação na escola e pensou-se em elaborar uma atividade em que alunos e professores pudessem expor suas opiniões em relação à avaliação.A avaliação como um processo que vise verificar se os alunos obtiveram aprendizagens significativas. A avaliação não com caráter punitivo, mas como uma análise dos conhecimentos adquiridos que vise contribuir para a melhoria da qualidade de ensino, na busca de novas metodologias de avaliação e práticas docentes, facilitando assim o processo de ensino e aprendizagem O objetivo da atividade foi compreender a importância da avaliação, o aperfeiçoamento de seu método, entender o conceito de avaliação na visão do aluno, caracterizar qualitativamente a avaliação, entender a avaliação na visão da Escola, comparar as duas visões da temática em questão com o livro trabalhado no subprojeto. A atividade foi desenvolvida através de um diálogo sobre o tema avaliação, em que foram feitos questionamentos a professores e alunos. Através desta atividade os alunos puderam expressar seus medos e angústias em relação à avaliação, e de que forma gostariam de ser avaliados. Com os professores, discutiu-se sobre quais as principais formas de avaliação além da tradicional prova, e quais os principais critérios na hora de elaborá-la. Portanto essa atividade foi essencial para entendermos um pouco mais sobre os métodos avaliativos. Durante muito tempo provas e trabalhos foram utilizados como instrumentos que classificavam os alunos entre bons ou aqueles que estavam ali somente por obrigação. Atualmente, a avaliação é vista como uma importante ferramenta que o professor usa para alcançar seus objetivos e fazer com que o aluno busque maneiras diferentes de demonstrar seus conhecimentos.

Palavras chave: Aprendizagem. Escola. Prova.

 

 

Publicado
02-10-2019
Seção
Campus Chapecó - Comunidade Regional