IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA 5S DA EMPRESA X

  • Raquel Jaíne Hartmann Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Shirley Britz Heck Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Denise Medianeira Mariotti Fernandes Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Carlos Eduardo Ruschel Anes Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

A necessidade de se adequar à nova realidade mundial de competitividade e qualidade, tem levado as organizações a repensar e analisar quais fatores garantem efetivamente a excelência na prestação dos seus serviços. Assim, através da necessidade de solucionar as dificuldades encontradas, relacionadas a qualidade na prestação dos serviços e a organização do espaço, foram implantadas nas empresas, ferramentas que auxiliam na superação das adversidades, entre elas, tem despontado o Programa 5S, que não é em si um processo de gestão da qualidade, mas sim uma ferramenta para alcançar o nível desejado de qualidade, por meio de um aprendizado contínuo e da geração de um ambiente favorável ao desenvolvimento dos processos empresariais como um todo. As principais dificuldades encontradas durante a implantação do programa na Empresa x, foram em relação ao pequeno espaço onde havia acumulação de objetos e ferramentas desnecessárias, a organização e, por fim, a preservação da organização/limpeza. Diante das principais dificuldades evidenciadas anteriormente, questiona-se: O Programa 5S é uma ferramenta capaz de garantir, na prática, um processo de melhoria contínua da gestão da qualidade desta empresa? Para elucidar essa questão, estabeleceu-se o objetivo de verificar em que medida surtiu efeito a implementação do 5S, na empresa ASSISMAQ. A metodologia adotada é do tipo descritiva, de caráter qualitativo utilizando de processo bibliográfico e documental, através do uso de artigos acadêmicos e documentos do banco de dados da empresa júnior, Integração Júnior, sendo uma observação de uma consultoria já realizada. Para alcançar objetivo do trabalho, realizaram-se os sensos (Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke) do programa 5Ss. A partir da realização 

desse estudo, foi possível perceber o Programa 5Ss tem favorecido no sentido de organizar a empresa descartando peças que não seriam mais utilizadas, organizando as que ainda eram úteis e abrindo mais espaços para outras peças. Além do mais, reúne todos os setores da empresa, para que os colaboradores trabalhem de forma conjunta na execução das atividades. Dessa forma, ao longo dos anos o mercado foi se aprimorando, introduzindo princípios de gestão voltados à qualidade. O modelo de gestão da qualidade, tem sido aplicado as empresas com o intuito de alcançar a satisfação máxima dos clientes. Sua empregabilidade em pequenas e microempresas pode ser fundamental para o crescimento e desenvolvimento destas, principalmente no que se associa aos relacionamentos com os clientes. Nesta empresa o Programa 5Ss favoreceu no sentido de organizar a empresa descartando peças que não seriam mais utilizadas, organizando as que ainda serão úteis e abrindo mais espaços para outras peças. Assim, reuniu todos os setores da empresa, para que os colaboradores trabalhassem de forma conjunta na execução das atividades.

Publicado
02-10-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Extensão e Cultura