ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA

ENSINO DE HISTÓRIA NO CONTEXTO DO AVANÇO NEOLIBERAL NA EDUCAÇÃO

  • Cainã Paulino Oliveira Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Everton Bandeira Martins

Resumo

Pretende-se neste trabalho apresentar uma análise crítica de minha
experiência em sala de aula como professor/estagiário da Escola de Ensino Básico
Coronel Ernesto Bertaso (escola Bertaso), localizada no endereço R. Castro Alves,
1104, bairro São Cristóvão na cidade de Chapecó, Santa Catarina. No Ensino
Fundamental foi trabalhado com o 8° ano 1 e no Ensino Médio Integral foi aplicado à
docência para o 2 ° ano 1. Este trabalho está incluído como componente avaliativo e
de pesquisa do Programa Residência Pedagógica financiado pela CAPES
(Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior). A instituição em
que foi trabalhado o estágio foi de escolha da própria Secretária de Estado da
Educação (SED) Chapecó, já que na escola Bertaso compreende-se como modelo
educador as diretrizes e normas propostas pelo Instituto Ayrton Senna (IAS). As
reflexões propostas neste artigo buscam compreender a posição e a necessidade do
ensino de história no atual cenário político de desmonte da educação pública,
conjugando a crítica sobre o avanço neoliberal na privatização do ensino público. Para
isso, se faz necessário a compreensão dos interesses do meio privado na educação
pública, partindo do pressuposto de que o IAS é a representação dos interesses
neoliberais na educação brasileira. Dessa forma utilizamos do conceito de Aparelho
Ideológico de Estado em Althusser para compreender como o Estado utiliza do espaço
escolar para reprodução da diferença de classes na sociedade, cuja única forma de
rompimento com tal lógica se faz mediante um ensino de história na perspectiva
socialista de transformação das estruturas da sociedade.

Publicado
26-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Ensino