CAUSAS SENSÍVEIS DA ATENÇÃO BÁSICA DE USUÁRIOS ATENDIDOS NO PRONTO SOCORRO DE UM HOSPITAL REGIONAL

  • Mayara Cristina de Oliveira Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Mateus Guilherme Boeno
  • Andressa Krindges
  • Jiennifer Souza de Oliveira
  • Daniela Savi Geremia

Resumo

O Sistema Único de Saúde (SUS) é organizado a partir de três níveis de atenção que são: atenção primaria, secundária e terciaria, a primeira se configura como a porta de entrada do SUS e deve resolver até 85% dos problemas de saúde da população, oferecendo um cuidado continuo de qualidade e consequentemente evitando internações desnecessária. A partir de dificuldades encontradas pelos usuários para agendamentos de consultas e realização de exames nas unidades de saúde, tem-se como hipótese inicial que os usuários estão buscando os serviços de urgência e emergência sobrecarregando esses setores e prejudicando a resolutividade da atenção primária. Esse estudo tem como objetivo analisar as causas sensíveis à atenção primária que são atendidos na unidade de pronto-socorro do Hospital Regional do Oeste no município de Chapecó/SC. Trata-se de uma pesquisa de caráter quantitativo descritivo, que está apresentando resultados parciais. Foi realizado um cálculo amostral de 90% de confiabilidade, a amostra estratificada foi definida com base na classificação de risco de Manchester utilizando como N a média de atendimentos realizados no pronto atendimento do HRO nos meses de dezembro de 2018, janeiro e fevereiro 2019, serão entrevistados ao todo 148 usuários. As coletas estão sendo realizadas a partir da classificação de risco, onde foram abordados usuários classificados na cor verde e azul. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. As coletas estão sendo realizadas a partir de uma escala intercalando os dias entre os períodos da manhã, tarde e noite com o objetivo de avaliar a busca dos usuários em diferentes horários, o intuito é aplicar no mínimo doze questionários por dia. Os dados parciais estão refutando as hipóteses da pesquisa e apresentando baixa procura de usuários ao pronto socorro do HRO classificados como verde e azul, a grande maioria está sendo classificada como amarelo. Acredita-se que a pouca demanda se justifica, neste período da coleta, devido as estratégias de marketing da administração hospitalar, para conscientização da população da superlotação do hospital e procura de outros serviços da rede de atenção à saúde. Através das coletas já realizadas tem-se identificado a falta de orientação dos usuários de quando e onde procurar dos serviços de saúde para o atendimento de suas necessidades. Com a conclusão da pesquisa espera-se identificar os principais motivos de procura dos usuários pelos serviços de emergência quando a situação poderia ter sido atendida na atenção primária. Desta forma, espera-se propor estratégias para agilizar o atendimento do setor de urgência e emergência, bem como, identificar os problemas de acesso, acessibilidade e resolutividade da atenção primária no município de Chapecó/SC.

 

Palavras-chave: Enfermagem. Acolhimento. Atenção Primária à Saúde. Emergência.

Biografia do Autor

Mayara Cristina de Oliveira, Universidade Federal da Fronteira Sul

Acadêmica de Enfermagem

Mateus Guilherme Boeno

Academico de Enfermagem

Andressa Krindges

Avademica de Enefermagem

Jiennifer Souza de Oliveira

Academica de Enfermagem

Daniela Savi Geremia

Doutora em Saúde Coletiva, Docente do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Líder do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão em Saúde (PPGS).

Publicado
26-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Pesquisa