ENAPET COMO MEIO DE TRANSFORMAÇÃO
Resumo
O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa desenvolvido em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas desde 1979, quando criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Consiste em grupos tutoriais que promovem e participam de atividades extracurriculares de ensino, pesquisa e extensão, com o objetivo de aprimorar a formação acadêmica de seus participantes e colegas de graduação. Ao mesmo tempo, os trabalhos realizados preocupam-se com a responsabilidade social da IES na qual está inserida. Em busca do desenvolvimento do programa e da educação brasileira, os cinco PETs da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) reúnem-se anualmente em um dos campus da instituição. Da mesma forma, ocorre um encontro regional, do qual participam grupos PET de toda região Sul, e um encontro nacional, do qual participam integrantes dos 841 grupos existentes no Brasil. Este resumo relata a participação do PET-Medicina Veterinária/Agricultura Familiar da UFFS campus Realeza no XXIV Encontro Nacional dos Grupos PET. O evento, que teve como tema “Coesão e União: o PET como ferramenta de transformação”, ocorreu na cidade de Natal - RN, entre os dias 14 e 18 de julho de 2019, contando com a participação de 1003 petianos, entre tutores, discentes e egressos. Sua programação contou com apresentações de resumos expandidos, 11 temáticas de Grupos de Discussão e Trabalho (GDTs), 27 temáticas de Encontros por Atividades (EAs), 36 temáticas de Oficinas ou Minicursos, e por fim, a Assembleia Geral. À cada participante foi permitida a inscrição em um GDT, um EA e uma oficina ou minicurso. Assim, tendo o grupo do campus Realeza dois representantes, o PET esteve presente em dois GDTs: “Visibilidade do programa como meio de transformação social” e “Responsabilidade petiana como meio de transformação”; dois EAs: “Indissociabilidade da tríade como meio de transformação da comunidade interna e externa as IES” e “Fortalecimento da extensão universitária como meio de transformação”; duas Oficinas/Minicursos: “Perspectivas atuais da educação” e “Pensando como empreendedor”; e na Assembleia. Ainda, foram apresentados três resumos expandidos de autoria do grupo, com os seguintes títulos: “Ações de Transformação Social”, “Democratização do Ensino” e “Reuniões como Ferramenta Fundamental na Organização e na Evolução”. O programa apresenta ampla diversidade devido a sua característica interdisciplinar, já que a maioria dos PETs são compostos por discentes e tutores de áreas diferentes do conhecimento, possibilitando a conexão de saberes. Estes grupos são imputados a trabalhar em todas as suas atividades a tríade Ensino/Pesquisa/Extensão, de forma indissociável. Muitos Programas encontram dificuldade em cumprir esta missão, e neste sentido, o contato e a integração com grupos de diferentes cursos, instituições e regiões do país, que se reúnem para discutir as problemáticas sociais e expor sua forma de transformar a sociedade em que se encontram, favorece o intercâmbio de informações e o fortalecimento de todos os grupos. Frente às ameaças atualmente impostas à educação pública brasileira, encontrar formas de desenvolver-se e resistir a falta de incentivo governamental, aprimorar a tríade, e assim exercer a responsabilidade social das universidades públicas é fundamental para que o direito à educação gratuita e de qualidade continue seu processo de democratização.
Copyright (c) 2019 Samoel Ricardo Maldaner, Rafael Luan Perin, Heloisa Busatta, Cleiri Maieli Capeletti, Cristiano Zanella, Larisa Gobato, Elvis Heberle, Daniela Hemsing, Débora dos Santos Amancio, Fabiana Rankrape, Camila Keterine Gorzelanski Trenkel, Naiara Vitoria Ferreira Cortes Koprovski, Rodrigo Mateus de Sousa, Karina Ramirez Starikoff
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais da XII SEPE da UFFS.