ENAPET COMO MEIO DE TRANSFORMAÇÃO

  • Samoel Ricardo Maldaner Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza
  • Rafael Luan Perin Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Heloisa Busatta
  • Cleiri Maieli Capeletti
  • Cristiano Zanella
  • Larisa Gobato Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Elvis Heberle Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Daniela Hemsing Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Débora dos Santos Amancio Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Fabiana Rankrape Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Camila Keterine Gorzelanski Trenkel Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Naiara Vitoria Ferreira Cortes Koprovski Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Rodrigo Mateus de Sousa Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Karina Ramirez Starikoff Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

O Programa de Educação Tutorial (PET) é um programa desenvolvido em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas desde 1979, quando criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Consiste em grupos tutoriais que promovem e participam de atividades extracurriculares de ensino, pesquisa e extensão, com o objetivo de aprimorar a formação acadêmica de seus participantes e colegas de graduação. Ao mesmo tempo, os trabalhos realizados preocupam-se com a responsabilidade social da IES na qual está inserida. Em busca do desenvolvimento do programa e da educação brasileira, os cinco PETs da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) reúnem-se anualmente em um dos campus da instituição. Da mesma forma, ocorre um encontro regional, do qual participam grupos PET de toda região Sul, e um encontro nacional, do qual participam integrantes dos 841 grupos existentes no Brasil. Este resumo relata a participação do PET-Medicina Veterinária/Agricultura Familiar da UFFS campus Realeza no XXIV Encontro Nacional dos Grupos PET. O evento, que teve como tema “Coesão e União: o PET como ferramenta de transformação”, ocorreu na cidade de Natal - RN, entre os dias 14 e 18 de julho de 2019, contando com a participação de 1003 petianos, entre tutores, discentes e egressos. Sua programação contou com apresentações de resumos expandidos, 11 temáticas de Grupos de Discussão e Trabalho (GDTs), 27 temáticas de Encontros por Atividades (EAs), 36 temáticas de Oficinas ou Minicursos, e por fim, a Assembleia Geral. À cada participante foi permitida a inscrição em um GDT, um EA e uma oficina ou minicurso. Assim, tendo o grupo do campus Realeza dois representantes, o PET esteve presente em dois GDTs: “Visibilidade do programa como meio de transformação social” e “Responsabilidade petiana como meio de transformação”; dois EAs: “Indissociabilidade da tríade como meio de transformação da comunidade interna e externa as IES” e “Fortalecimento da extensão universitária como meio de transformação”; duas Oficinas/Minicursos: “Perspectivas atuais da educação” e “Pensando como empreendedor”; e na Assembleia. Ainda, foram apresentados três resumos expandidos de autoria do grupo, com os seguintes títulos: “Ações de Transformação Social”, “Democratização do Ensino” e “Reuniões como Ferramenta Fundamental na Organização e na Evolução”. O programa apresenta ampla diversidade devido a sua característica interdisciplinar, já que a maioria dos PETs são compostos por discentes e tutores de áreas diferentes do conhecimento, possibilitando a conexão de saberes. Estes grupos são imputados a trabalhar em todas as suas atividades a tríade Ensino/Pesquisa/Extensão, de forma indissociável. Muitos Programas encontram dificuldade em cumprir esta missão, e neste sentido, o contato e a integração com grupos de diferentes cursos, instituições e regiões do país, que se reúnem para discutir as problemáticas sociais e expor sua forma de transformar a sociedade em que se encontram, favorece o intercâmbio de informações e o fortalecimento de todos os grupos. Frente às ameaças atualmente impostas à educação pública brasileira, encontrar formas de desenvolver-se e resistir a falta de incentivo governamental, aprimorar a tríade, e assim exercer a responsabilidade social das universidades públicas é fundamental para que o direito à educação gratuita e de qualidade continue seu processo de democratização.

Publicado
21-08-2019
Seção
Campus Realeza - Projetos de Ensino