LITERATURA E CINEMA

UM PASSEIO PELO MUNDO FANTÁSTICO, MARAVILHOSO E ESTRANHO DE LYGIA FAGUNDES TELLES

  • Angelica Brites de Miranda Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Realeza/PR
  • Thaís Mendes da Purificação Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Realeza/PR
  • Mariane Inês Ohlweiler Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Realeza/PR

Resumo

Este trabalho apresenta a síntese de uma oficina desenvolvida no Colégio Estadual Doze de Novembro - Ensino Médio e Profissional de Realeza, Estado do Paraná, no primeiro semestre do ano de 2019, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), do Curso de Letras: Português e Espanhol da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Realeza. Levando em consideração a importância da leitura no Ensino Médio, buscou-se por meio do gênero textual conto, despertar o gosto pela leitura, bem como realizar a intertextualidade entre o conto “As Formigas” da autora Lygia Fagundes Telles (1977) e o curta-metragem “Vincent” de Tim Burton (1982). Após, foram apresentados os pontos comuns existentes entre o conto e o curta-metragem, bem como, o conteúdo conteúdo temático presente em ambas as narrativas (Gêneros Fantástico, Maravilhoso e Estranho).

Biografia do Autor

Angelica Brites de Miranda, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Realeza/PR

Acadêmica do Curso de Graduação em Letras Português e Espanhol - Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza-PR, Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Thaís Mendes da Purificação, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Realeza/PR

Acadêmica do Curso de Graduação em Letras Português e Espanhol - Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza-PR, Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Mariane Inês Ohlweiler, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Realeza/PR

Pedagoga, Doutora em Educação, Docente nos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza.

Publicado
29-08-2019
Seção
Campus Realeza - Projetos de Ensino