RELATÓRIO FINAL DE MONITORIA DE ENSINO – UFFS

MONITORIA INTERCULTURA NA INSERÇÃO DE POVOS INDÍGENAS E HAITIANOS

  • Helena Ribeiro Meirelles Sales Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Aníbal Lopes Guedes Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

O projeto é uma proposta institucional da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) de se aproximar dos grupos indígenas da região e dos estudantes haitianos ingressantes nos cursos do campus Erechim. O objetivo geral é propiciar uma acolhida solidária e apoio pedagógico que permita a inclusão e permanência dos estudantes indígenas, haitianos e com deficiência do campus. As atividades foram desenvolvidas em três ciclos: 1º levantamento das demandas dos discentes e agendamentos semanais; 2º Auxílio em apresentações a comunidade acadêmica nos aspectos e elementos das respectivas culturas; 3º Preparação dos mesmo para se tornarem futuros monitores do público-alvo. Essa troca de conhecimento é benéfica tanto para o público-alvo, como para monitores, que ao preparar as aulas e revisar conteúdos, além de aprofundar o conhecimento é iniciado à docência. Os resultados mostram dificuldades no contexto universitário em questões individuais e também pelas exigências acadêmicas e o ambiente universitário. No caso dos estudantes haitianos, as questões individuais são em sua maioria, a necessidade de dedicação prioritária ao trabalho e a família, por serem os provedores de suas casas, prejudicando os seus aprendizados. Já no caso dos estudantes indígenas, observa-se a falta de conhecimentos em tecnologias digitais em geral, além da falta de horários disponíveis para os cursos, pois quando presentes na Universidade encontram-se em aulas em todos os períodos. Observa-se ainda que, a monitoria acolhe e auxilia os estudantes na superação dos obstáculos, desde o início o curso, no período de adaptação, até em disciplinas posteriores, ressaltando assim o papel da Universidade como difusora do conhecimento.

Publicado
30-08-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Ensino