PET-SAÚDE INTERPROFISSIONALIDADE

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO RECONHECIMENTO DE UMA UNIDADE ATRAVÉS DA ATIVIDADE USUÁRIO-SOMBRA

  • Heloisa Schatz Kwiatkowiski Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Ana Júlia Sandri da Silva
  • Angela Makeli Kososki Dalagnol
  • Thiego da Silva Socoloski
  • Flávia Mocelin Camargo
  • Jean Mychael Martins da Silva Pettry
  • Luana Kethlyn Bellii
  • Marcelo Augusto Moreira Jubini
  • Matheus Pelinski da Silveira
  • Michela Letícia da Silva Pertile
  • Silvana dos Santos Zanotelli
  • Débora Tavares de Resende e Silva

Resumo

O PET-Saúde foi instituído com o objetivo de promover e qualificar a integração ensino-serviço-comunidade envolvendo docentes, discentes de graduação e profissionais de saúde para o desenvolvimento de atividades na rede de serviços de saúde. Consiste em uma das estratégias mais promissoras que compõe o conjunto das ações do plano de Educação Interprofissional do Brasil pelo fato de permitir, de forma mais concreta, a realização de iniciativas que poderão colocar em prática os aspectos teóricos, por meio de atividades educacionais envolvendo estudantes de diferentes cursos de graduação da área da saúde, compartilhadas com profissionais dos serviços de saúde e usuários, o que viabilizará o desenvolvimento de práticas colaborativas para o efetivo trabalho em equipe. As atividades de imersão nos serviços de atenção básica e com a comunidade, são capazes de auxiliar no processo formativo, oferecendo benefícios na esfera profissional, contribuindo para a Educação Interprofissional e o consequente desenvolvimento de práticas colaborativas nos serviços de saúde. Objetiva-se relatar a experiência de participantes do PET-Saúde na atividade Usuário-Sombra como instrumento de reconhecimento do serviço e da comunidade. A atividade em questão foi desenvolvida em um Centro de Saúde da Família (CSF) na Região Oeste de Santa Catarina, no mês de junho de 2019. Com o intuito de reconhecimento da Unidade, cada integrante abordou um usuário quando este aguardava na recepção, dizendo que gostaria de conhecê-lo melhor e acompanhá-lo durante sua permanência no CSF, observando os fluxos desde a recepção até a saída do usuário do serviço. Ainda, os integrantes conversaram sobre a vida e as percepções que os mesmos possuíam sobre o serviço ofertado no CSF. Essa atividade proporcionou a interação com os usuários que procuraram atendimento no CSF, assim como a identificação da percepção desses indivíduos sobre o serviço. Durante o período, dentre outras situações, acompanhou-se um indivíduo que buscou atendimento odontológico na unidade, e que relatou que o atendimento prestado é de qualidade e os profissionais estão sempre dispostos a auxiliar e resolver as questões demandadas, realizando encaminhamentos quando necessário. A sua demanda não foi passível de resolução no serviço, portanto realizou-se o encaminhando para o local adequado e o indivíduo saiu satisfeito com o atendimento. Ao realizar este acompanhamento com os usuários nessa atividade, observou-se o comprometimento dos profissionais com o atendimento e o pouco tempo de espera, desde a recepção até o atendimento com os profissionais. Portanto, conclui-se que esta atividade do PET-Saúde proporcionou grande conhecimento sobre a prática profissional, sobre o funcionamento da unidade, além da interação com os profissionais e usuários, buscando identificar sua demanda, bem como o atendimento e encaminhamentos. Os objetivos propostos para essa atividade foram alcançados.

 

Palavras-chave: Atividade. Usuário. Centro de Saúde da Família.

Publicado
12-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura