MONITORIA DO COMPONENTE CURRICULAR BALANÇOS DE MASSA E DE DE ENERGIA

  • Lorena Fonseca Marins Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Vitor Brunow
  • Bruno München Wenzel

Resumo

O projeto de monitoria voluntária de Balanço de Massas e de Energia fez parte do programa de monitorias oferecido pela UFFS no ano de 2018, com vigência de 20 de março a 07 de agosto de 2018, sendo desenvolvido no campus Cerro Largo. As atividades de monitoria do projeto desenvolveram-se com o objetivo de auxiliar os acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária que possuem em sua matriz curricular este componente, no aprendizado dos conteúdos propostos para o componente curricular, além de evitar os índices de evasão e repetência na mesma. O projeto foi desenvolvido pela discente, acadêmica do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, previamente aprovada no componente e no processo de seleção de monitores na modalidade voluntária. Durante o período de execução do mesmo, atenderam-se alunos em horários pré-estabelecidos pela acadêmica em parceria com a professora orientadora, auxiliando no esclarecimento de dúvidas referentes aos conteúdos ministrados e exercícios propostos em sala de aula. O atendimento aos alunos se deu em horários extraclasse, de forma individual ou em grupo, promovendo assim a discussão aluno-aluno, evitando assim possíveis constrangimentos na retirada de dúvidas, tornando assim a discussão entre o monitor e aluno bastante proveitosa no quesito aprendizagem. Além disso, outras atividades foram realizadas pela monitora como a revisão de conteúdos, execução de listas de exercícios, auxílio à professora na elaboração de trabalhos referentes a disciplina, além de reuniões entre monitora e professora para discutir sobre as dificuldades que os discentes apresentavam. De modo geral, o projeto atendeu ao objetivo de auxiliar a aprendizagem dos alunos, o que pôde-se perceber devido a procura pela monitoria e a melhora contínua no desenvolvimento e entendimento dos conteúdos vistos em sala de aula, por parte dos discentes. Assim, o projeto mostrou-se de grande valia, não só por propiciar a revisão de conteúdos por parte da monitora, mas também por permitir que os alunos aprendam de uma maneira alternativa, complementando o ensino em sala de aula.

Publicado
01-10-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino