RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO EM ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

  • Raquel Weyh Dattein Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Neusete Machado Rigo
  • Kelly Karine Kreuz

Resumo

O presente resumo é oriundo do Estágio Curricular Supervisionado em Orientação Educacional do curso Lato Sensu ofertado em sua terceira edição pela Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo; tem como objetivo apresentar e analisar as observações e intervenções realizadas durante o primeiro semestre de 2019, pelas alunas do Curso de Pós-Graduação sob supervisão da coordenadora do mesmo e das Orientadoras Educacionais (OE) das escolas. Foram realizadas 12 horas de observação e 20 horas de intervenção, as quais oportunizaram reflexões e análises críticas sobre a experiência em diálogo com o referencial teórico de aporte e com as memórias em diário de bordo. Averiguamos que os alunos, professores e funcionários convivem em uma relação harmoniosa, na qual realizam um trabalho conjunto, porém como em toda convivência humana há conflitos que necessitam ser analisados e resolvidos. Há um movimentar do currículo da escola, visto que, das necessidades e conflitos dos sujeitos que ali estão, os planejamentos são desenvolvidos e re (planejados), nisso, todos fazemos parte, inclusive como estagiárias, pois as OE precisaram se organizar com a nossa chegada para observar seu trabalho e projetar nossas intervenções. Dentre as intervenções realizadas, trabalhamos com alunos do quarto ao nono ano do ensino Fundamental com a temática do respeito para consigo e com os outros, e relacionando isso com o uso da internet. Foi visível que há conflitos entre os alunos, certa disputa por uma turma ser melhor do que a outra, consequentemente, se unem para defesa, no entanto, dentro das turmas também há grupo menores que geram pequenos tumultos que a mediação torna-se indispensável. Os motivos para gerar os conflitos são os mais diversos, no entanto, o respeito pelas concepções dos outros foram enfatizadas na atividades. A identidade é particular do sujeito, porém construída na relação com o outro, por meio da interação das culturas, o que possibilita a coexistência de diferentes modos de pensar e agir. Assim, compreendemos que os conflitos vivenciados pelos alunos estão relacionados à perspectiva que reconhece como verdadeira uma certa cultura, e procura anular a do outro. Todavia as transformações do contexto contemporâneo estão afetando os  sujeitos e produzindo compreensões e comportamentos diferentes, os quais precisam ser considerados nos processos de ensino como elementos do currículo e, como professores nos mais diversos níveis de ensino, temos a responsabilidade de prezar por isso. Por conseguinte, o curso de Pós-Graduação em Orientação Educacional, em especial a experiência do estágio, corroborou significativamente para formação continuada de todos os envolvidos - orientadores das escolas e estagiárias - , em especial no que tange aos estudos sobre Justiça Restaurativa, que o curso abordou como metodologia para a resolução de conflitos nas instituições de ensino. Ademais, os referenciais teóricos que sustentaram as disciplinas foram marcantes para nossa formação continuada, para continuarmos aprendendo, constituindo-nos como sujeitos, professoras e pesquisadoras, elaborando outros sentidos dados a significados até então produzidos, que emergem de leituras teóricas, diálogos e experiências de vida pessoal e profissional.

Biografia do Autor

Raquel Weyh Dattein, Universidade Federal da Fronteira Sul
Estudante de Graduação em Ciências: Biologia, Física e Química – Licenciatura. Campus Cerro Largo - RS. Bolsista do PIBIDCiências.
Publicado
01-10-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino