MONITORIA QUÍMICA

A MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS.

  • Ana Paula Hilbig Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Joana Laura de Castro Martins
  • Mariana Boneberger Behm

Resumo

A monitoria consiste em uma estratégia de desenvolvimento e aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem durante a graduação, aproximando o monitor da realidade docente e também auxiliando os estudantes no seu processo de aprendizagem de conceitos, pois traz novas metodologias que visam a melhor compreensão do conteúdo em questão. Notando as dificuldades encontradas pelos licenciandos de Química, e também de acadêmicos de outros cursos, da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo, em compreender os conceitos químicos e relacioná-los com o cotidiano, a monitoria de Química teve o objetivo de ser mediadora no processo de aprendizagem de conceitos. O principal objetivo foi conseguir desempenhar nesse tempo atividades que auxiliassem não só os licenciandos de química, mas também acadêmicos de outros cursos, a compreender a linguagem científica de diferentes formas e situar os conceitos químicos em seu dia a dia, facilitando assim o entendimento das aulas. Além disso, as atividades da monitoria visam contribuir para despertar o interesse dos alunos em aprender os conteúdos de Química, possibilitando ao monitor a qualificação de sua formação, propiciando vivências que o aproximam da realidade como futuro professor, exigindo do mesmo planejamento de atividades e organização de estudos dirigidos com os demais licenciandos do curso. Apesar da baixa procura dos licenciandos pela monitoria, buscamos incentivar os alunos promovendo encontros referentes a alguma temática relacionada com o mês em questão, sempre com o intuito de significar conceitos químicos presentes no cotidiano. O projeto de monitoria contribui para uma melhor formação de acadêmicos e torna o aluno monitor preparado para exercer situações sociais mais complexas.  Os benefícios são muitos, pois sendo monitora de Química pude vivenciar experiências que enriqueceram minha constituição profissional, me qualificando como futura professora e me tornando mais responsável e confiante diante do meu papel na aprendizagem dos alunos. Com isso, percebe-se a grande importância da monitoria para a formação acadêmica, pois os conhecimentos adquiridos junto ao professor orientador e os alunos despertam e reforça a vocação de ser professor, além de incentivar a constante busca por novas metodologias que tornam a química ainda mais atrativa e instigante.

Publicado
03-10-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Pesquisa