MONITORIA EM ANATOMIA HUMANA

REFLEXÕES, RESISTÊNCIA E PROGRESSO

  • Tamíres Hillesheim Mittelmann Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Amanda Boff UFFS
  • Leandro Henrique Manfredi UFFS

Resumo

O Ensino Superior não deve ser apenas um adicionador de conhecimentos teóricos e científicos, e sim proporcionar a aprendizagem como um processo ativo, cognitivo, significativo, construtivo, mediado e autorregulado. Nesse contexto, surge a monitoria, que é uma modalidade de ensino-aprendizagem que se encontra dentro das necessidades de formação acadêmica e é destinada aos alunos. Este trabalho trata-se de um relato de experiência das atividades da monitoria acadêmica em anatomia humana ofertada ao curso de medicina da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó/SC e que contempla os seguintes componentes curriculares: Morfofisiologia (I e II) da graduação em medicina e Anatomia (I e II) da graduação em enfermagem. As monitorias foram realizadas durante o período de agosto de 2018 a julho de 2019 com duas monitoras e ofertadas cinco vezes por semana aos discentes com o intuito de se enquadrar aos seus horários livres, oferecendo-lhes a oportunidade de estudar e revisar os conteúdos estudados nos componentes. Nestas, cada acadêmico teve acesso às peças anatômicas, individualmente ou em grupos, com o intuito de estudar os conceitos abordados em aula pelos professores. Outra possibilidade foi o estudo do corpo humano em cadáveres no laboratório. Assim, durante os dois semestres, a monitoria auxiliou os acadêmicos de enfermagem e medicina, promovendo ao final de cada módulo de estudo a realização de simulados, contribuindo para a fixação do conteúdo pelos alunos, com posterior correção e explicação feita pelas monitoras, proporcionando um momento para que os alunos tirassem suas dúvidas. Também foram realizadas outras atividades como confecção de atlas com as peças anatômicas, questionários e revisões. Todavia, os pilares da monitoria foram o apoio pedagógico e a elucidação de dúvidas em relação aos conteúdos trabalhados, bem como em relação às expectativas oriundas do curso de graduação. Durante o primeiro semestre de oferta deste projeto houve uma alta demanda, o que gerou a necessidade de divisão dos alunos em grupos e pré-estabelecimento de dias e horários para o comparecimento de cada um deles. Neste semestre, os componentes curriculares citados cobravam a presença nas monitorias através de uma pontuação na média final. Já no segundo semestre, não ocorreu mais essa cobrança e a procura diminuiu substancialmente. Boas respostas foram observadas no decorrer do ano, com estudantes assíduos e interessados em frequentar as monitorias, especialmente na proximidade das avaliações e durante os simulados. Por outro lado, observou-se que a saída da monitoria como uma parcela da nota final provocou diminuição considerável da procura, à exceção da véspera das avaliações. Ademais, este projeto auxiliou na construção e consolidação do vínculo entre os monitores e os discentes, promoveu espaço oportuno para a troca de conhecimentos e uma aproximação da área de docência devido à necessidade de elaboração de atividades e explanação de conteúdos. Portanto, estratégias ativas de aprendizado são necessárias para os cursos de graduação, pois elevam a condição dos discentes durante a apropriação dos conteúdos, já que estes deixam de ser coadjuvantes para se tornarem protagonistas e autorreguladores de seu aprendizado.    

Publicado
26-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Ensino