ANTES DO DIÁLOGO, A RESPONSIVIDADE

VIVÊNCIAS E VIVERES DA DOCÊNCIA

  • Reasilva Aurora Alves da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
  • Pavla Valdéssica dos Santos Ribeiro da Silva

Resumo

Esse trabalho procura refletir sobre o que é ser professora, bem como os aprendizados, habilidades e competências que nos permitem a atuação enquanto bolsistas do Programa Institucional Residência Pedagógica (PRP). O PRP teve seu início em agosto de 2018 e faz parte da Política Nacional de Formação de Professores que tem por objetivo o fomento da formação prática nos cursos de licenciatura. Nessa perspectiva do fazer-acontecer da docência, o programa estimula a imersão pedagógica, ambientação e regência em classe no ensino médio aos graduandos das instituições de ensino superior, a datar da segunda parte do respectivo curso dos licenciandos. Nesse sentido, no decorrer dos meses subsequentes a implantação do PRP, perpassamos por curso inicial de formação pedagógica voltado para as ações de planejamento e orientação coletiva e dialógica na produção de planos de estágio, ambientação nas escolas, elaboração e socialização dos planos de atividades, imersão nas escolas e desenvolvimento dos planos de atividades, momento em que nos encontramos. Ao fazermos um garimpo mental de nossas expectativas anteriores as vivências mencionadas, é possível constatarmos o quanto a prática, seja ela docente, nos ensina a respondermos continuamente às condições adversas da escola pública. Ser professora está relacionado com a capacidade responsiva que nos exigem a todo o momento. Com isso, temos como resultados parciais: o fortalecimento de laços com a escola pública, o que faz com que se amplie os canais de diálogo capazes de promover maior sinergia entre as instituições de ensino superior e as escolas de educação básica; dedicação de maior tempo para imersão da residente na escola para o desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas, além de fortalecer e qualificar o trabalho de estágio curricular supervisionado.

Publicado
30-08-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Ensino