MONITORIA DOS COMPONENTES CURRICULARES DA ÁREA DA QUÍMICA NA UFFS CAMPUS CHAPECÓ

  • Fernando Melz Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Michele Cristina Fragas

Resumo

O projeto de ensino “Monitoria dos Componentes Curriculares da Área da
Química na UFFS Campus Chapecó” teve como objetivo proporcionar condições que
favoreçam o desenvolvimento dos estudantes dos cursos de Engenharia Ambiental e
Agronomia na área da química, além de contribuir para o aumento das relações
acadêmicas entre os estudantes e professores. Pretendeu-se com este projeto,
otimizar o aprendizado do conteúdo das disciplinas envolvidas, combatendo os altos
índices de reprovação e evasão que vem sendo obtido nos últimos semestres. O
projeto de monitoria foi de suma importância para o desenvolvimento dos alunos das
turmas nas disciplinas de química geral, química geral e inorgânica e química
analítica, tendo buscado ao máximo a transmissão do conhecimento durante as
monitorias nos horários mais favoráveis escolhidos pelo monitor e pelo professor
orientador, para que os estudantes pudessem frequentar. Podendo também destacar
a importância no desenvolvimento dos alunos das turmas envolvidas no projeto,
buscando o reforço nos conteúdos vistos em sala de aula e também no laboratório,
sanando dúvidas decorrentes do processo de ensino. Foi observado que muitas
destas dúvidas não eram sobre os componentes curriculares em si, mas sim sobre
conteúdo do ensino básico (ensino médio). Tendo em vista esse fator, muito do tempo
decorrido da monitoria foi utilizado no aprimoramento destes quesitos como
matemática básica e raciocínio lógico. Muitos dos alunos ao buscarem a monitoria no
início do semestre letivo buscavam não o conhecimento, mas sim, que o monitor
resolvesse as atividades propostas para que assim pudessem copiá-las,
demonstrando uma falta de comprometimento. Situação essa que mudou ao longo da
monitoria, devido às atividades realizadas e a metodologia utilizada, os alunos
passaram a buscar entender o que era proposto e não sistematicamente a resolução
dos problemas. Percebeu-se ainda uma melhora no embasamento teóricos dos
alunos nas matérias de químicas, sendo possível ver uma boa evolução com o passar
das visitas dos alunos à monitoria. O projeto também foi importante para o monitor, o
qual teve uma melhora na comunicação ao transmitir seus conhecimentos, adquiriu
conhecimentos e colocou em prática os conhecimentos já adquiridos, muitas vezes
relembrando conceitos esquecidos. Houve também uma maior aproximação do
discente à docência, percebendo as dificultadas encontradas nas aulas e ajudando a
melhorar esses pontos de defasagem. A melhora na comunicação e sociabilidade
também não pode passar despercebida, onde houve uma significativa melhora nesses
quesitos por parte do monitor. Desse modo tornou-se claro a importância do projeto
de monitoria, pois observou-se uma melhora dos acadêmicos nos quesitos básicos e
uma mudança de comportamento, mostrando um certo amadurecimento por parte dos
discentes. Outro ponto importante foi o crescimento do monitor, que se tornou mais
apto nos conteúdos propostos e se aproximou mais da área da docência, da qual
nosso país carece.

Publicado
26-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Ensino