UM OLHAR PARA OS FILMES DIDÁTICOS COM FOCO NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

  • Izabel Waszkiewicz Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Jonathan Fin UFFS
  • Rosangela Inês Matos Uhmann Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

Pensar sobre a Educação Ambiental (EA) é refletir não só a respeito das ações que promovem o bem-estar do ecossistema de forma individual, mas também de forma coletiva em espaços como da sala de aula, pois precisamos levar em consideração de que a EA é ampla, indo da discussão do meio ambiente, saúde, consumismo induzido, preconceito ao racismo entre outros. Tal discussão foi provocada no componente curricular: Prática de Ensino: Educação Ambiental, em que um dos objetivos foi centrado em apresentar e analisar de forma crítica e contextualizada, documentários, vídeos e filmes didáticos com foco na EA. Aqui apresentamos dois documentários com o título: “Muito além do peso”, dirigido por Estela Renner e “Fed Up”, produção de Katie Couric. Junto foi proposta a discussão e análise sobre a EA respectivamente ao capítulo: “Os novos meios de comunicação: uma antítese da educação ambiental?” do livro “Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania”. O que contribuiu para o embasamento no estudo em aula, a fim de provocar a reflexão sobre o quanto a EA é importante no cotidiano e qual o impacto na sociedade atual. Entretanto, para auxiliar o ensino na conscientização dos educandos respectivo à EA, uma das maneiras é promovê-la a partir do uso de filmes, vídeos, documentários, e como estes, podem ser utilizados para trabalhar os conteúdos escolares. Destacar também, quais as possibilidades de utilizar os mesmos para ministrar uma aula no ensino básico, além de possíveis temáticas que poderão ser abordadas com o auxílio de documentários, por exemplo: “Muito além do peso”, o qual retrata o caso da obesidade infantil principalmente no território nacional, as doenças causadas pela má alimentação, à preocupação com o corpo e a aparência, além da menor expectativa de vida. Enquanto o documentário: “Fed Up”, tenta desmascarar os mitos da alimentação, critica a enorme quantidade açúcares encontramos em produtos industrializados, além disso, deixar de culpabilizar a gula pela consequente epidemia de obesidade mundial. Evidencia-se a gigantesca e perversa influência da indústria de alimentos, juntamente com a midiática propaganda atrativa prendendo a atenção das pessoas. Portanto, requer ampliarmos a discussão dos conceitos escolares, visto a questão da obesidade infantil, do lixo produzido com produtos industrializados, da educação nutricional, da influência midiática, fruto de um sistema capitalista, do consumismo, além de serem temas polêmicos e controversos. Em suma, é possível trabalhar documentários e filmes didáticos em aula, pois, o importante é contextualizar com diferentes modalidades didáticas os campos do conhecimento com foco na EA na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Rosangela Inês Matos Uhmann, Universidade Federal da Fronteira Sul

Possui Graduação em Ciências, Habilitação Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2003), Mestrado (2011) e Doutorado em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ (2015). Atualmente é professora de Práticas de Ensino e Estágio Curricular Supervisionado da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Tem experiência na área de Química, com ênfase no Ensino de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental; Experimentação no Ensino de Ciências; Avaliação Educacional; Formação de Professores, Aprendizagem Química, Políticas Educacionais e Currículo. Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Química até 2018. Atualmente é Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática ? GEPECIEM, Coordenadora do núcleo PIBID Biologia e Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC na UFFS, Cerro Largo-RS.

Publicado
01-10-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino