ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: GINCANA DO SISTEMA DIGESTÓRIO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA

  • Eduarda da Silva Lopes Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Thamires Luana Cordeiro
  • Eliane Gonçalves dos Santos

Resumo

Apresenta-se aqui um relato de experiência que se tornou uma vivência docente. A atividade foi desenvolvida por duas acadêmicas durante o Estágio Supervisionado de Ciências do Ensino Fundamental do Curso de Ciências Biológicas- Licenciatura, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Destaca-se, o desenvolvimento de uma estratégia didática tida como facilitadora da aprendizagem para alunos do 8º ano de uma Escola pública do município de Cerro Largo, RS. A atividade foi intitulada “Gincana do Sistema Digestório”, embora não tivesse o intuito de gerar competição entre os participantes, serviu para desafiar a turma com diferentes perguntas e promover a interação em uma aula coletiva e dinâmica. Atualmente, o professor de Ciências tem enfrentado uma série de desafios para ensinar e superar limitações metodológicas. Nesse sentido usar de estratégias que despertem o interesse do aluno pelos conteúdos é de fundamental importância. Após a abordagem do Sistema Digestório, observamos uma dificuldade por parte dos alunos no entendimento do processo da digestão e, diante disso, elaboramos a atividade. Inicialmente desenvolvemos dois cartazes, contendo o desenho de um indivíduo e de seu Sistema Digestório, além de 16 órgãos referentes ao sistema que havíamos estudado (Boca, Faringe, Esôfago, Estômago, Fígado, Pâncreas, Intestino Delgado e Intestino Grosso) e distribuímos 8 órgãos entre as duas equipes: Rosa e Amarela. E, por fim, elaboramos 16 questões referentes a cada parte do sistema. A atividade consistia em cada equipe sortear um órgão e então responder a pergunta referente a ele, caso a equipe acertasse poderia colar o respectivo órgão no cartaz, caso errasse a pergunta, o órgão era excluído e a equipe perdia a chance de completar o Sistema Digestório. Durante nossos planejamentos sempre buscamos diferentes metodologias na tentativa de minimizar aspectos do ensino tradicional evidentes em sala de aula e ao final dessa e de outras atividades desenvolvidas, destacamos a importância de estratégias metodológicas diferenciadas. Ao sermos autoras de nossas aulas, utilizando diferentes recursos disponíveis, destacamos que obtivemos resultados positivos na aprendizagem dos alunos. Nossa identidade profissional se constrói a cada dia que entramos em sala de aula e ministramos nossas aulas, na interação com os alunos, professores e demais pessoas que estão na escola. Concluímos, que a estratégia empregada foi eficiente, pois atendeu o objetivo da aula. Para ocorrer a aprendizagem, o conteúdo tem que ser significado pelo aluno. A atividade docente deve ser além de planejada, refletida e sobretudo avaliada, pensando sempre numa perspectiva inovadora, porém sempre respeitando o ritmo de aprendizado de cada aluno.

Palavras-chave: Estágio. Metodologias. Aprendizagem. Sistema Digestório.

Publicado
01-10-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino