CONHECENDO LIBRAS
APROXIMANDO JOVENS SURDOS E OUVINTES
Resumo
A necessidade da comunidade surda em se expressar vai muito além da busca da compreensão da língua, tentar fazer parte do silêncio dos surdos é se manifestar na forma cultural e diversa da sua identidade na sociedade ouvinte. Conhecer, aprender e utilizar a língua viso-espacial da comunidade surda no Brasil é respeitar a diferença cultural e a forma de entender o mundo, a sociedade, é acima de tudo permitir a narrativa do surdo sobre sua relação com o meio. A Língua Brasileira de Sinais têm ganhado força e respeito na sociedade, especialmente nas últimas décadas. Isso é percebido através dos movimentos surdos em prol de seus direitos através de lutas de muitos anos que contribuiu na difusão da língua e ao mesmo tempo, conferindo aos sujeitos surdos o reconhecimento de sua cultura e língua. Ainda, o projeto teve a pretensão de oferecer um curso para que pessoas interessadas, nesse caso jovens de uma comunidade religiosa, aprendam a Língua Brasileira de Sinais como uma segunda língua e ao mesmo tempo, como um meio de viabilizar o conhecimento da língua utilizada pela comunidade surda e uma possibilidade de ampliação do universo linguístico, enriquecendo a comunicação entre as pessoas surdas e ouvintes. Assim, o nosso projeto de extensão tem como objetivo principal difundir a Língua Brasileira de Sinais - Libras, fomentando o respeito aos cidadãos surdos, proporcionar aos participantes o contato da língua e seus aspectos linguísticos, enfatizando cultura surda, identidade e história dos surdos. Os encontros aconteceram nos meses de abril a julho, nos sábados à tarde em Santa Rosa na Comunidade Evangélica Luterana Bom Pastor. Nesses encontros, propusemos aos dezesseis participantes, atividades lúdicas e práticas para o ensino e aprendizagem da Libras. Desta forma, o projeto aqui descrito tem a pretensão de se manifestar e atuar para que ocorra a difusão da língua, da identidade e da cultura dos sujeitos surdos, contribuindo com o processo de inclusão, reconhecimento e respeito à cultura dos sujeitos surdos. Assim, o presente projeto, vem contribuir para a promoção da acessibilidade, no sentido de participar no processo de eliminação das barreiras de comunicação, eixo norteador para uma sociedade inclusiva e ainda, na discussão sobre como a Inclusão pode ser um processo de crescimento para os sujeitos envolvidos, assegurando a acessibilidade em todos os espaços escolares e na sociedade.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.