CONHECENDO LIBRAS

APROXIMANDO JOVENS SURDOS E OUVINTES

Resumo

A necessidade da comunidade surda em se expressar vai muito além da busca da compreensão da língua, tentar fazer parte do silêncio dos surdos é se manifestar na forma cultural e diversa da sua identidade na sociedade ouvinte.  Conhecer, aprender e utilizar a língua viso-espacial da comunidade surda no Brasil é respeitar a diferença cultural e a forma de entender o mundo, a sociedade, é acima de tudo permitir a narrativa do surdo sobre sua relação com o meio. A Língua Brasileira de Sinais têm ganhado força e respeito na sociedade, especialmente nas últimas décadas. Isso é percebido através dos movimentos surdos em prol de seus direitos através de lutas de muitos anos que contribuiu na difusão da língua e ao mesmo tempo, conferindo aos sujeitos surdos o reconhecimento de sua cultura e língua. Ainda, o projeto teve a pretensão de oferecer um curso para que pessoas interessadas, nesse caso jovens de uma comunidade religiosa, aprendam a Língua Brasileira de Sinais como uma segunda língua e ao mesmo tempo, como um meio de viabilizar o conhecimento da língua utilizada pela comunidade surda e uma possibilidade de ampliação do universo linguístico, enriquecendo a comunicação entre as pessoas surdas e ouvintes.  Assim, o nosso projeto de extensão tem como objetivo principal difundir a Língua Brasileira de Sinais - Libras, fomentando o respeito aos cidadãos surdos, proporcionar aos participantes o contato da língua e seus aspectos linguísticos, enfatizando cultura surda, identidade e história dos surdos. Os encontros aconteceram nos meses de abril a julho, nos sábados à tarde em Santa Rosa na Comunidade Evangélica Luterana Bom Pastor. Nesses encontros, propusemos aos dezesseis participantes, atividades lúdicas e práticas para o ensino e aprendizagem da Libras. Desta forma, o projeto aqui descrito tem a pretensão de se manifestar e atuar para que ocorra a difusão da língua, da identidade e da cultura dos sujeitos surdos, contribuindo com o processo de inclusão, reconhecimento e respeito à cultura dos sujeitos surdos. Assim, o presente projeto, vem contribuir para a promoção da acessibilidade, no sentido de participar no processo de eliminação das barreiras de comunicação, eixo norteador para uma sociedade inclusiva e ainda, na discussão sobre como a Inclusão pode ser um processo de crescimento para os sujeitos envolvidos, assegurando a acessibilidade em todos os espaços escolares e na sociedade.

Biografia do Autor

Cleusa Inês Ziesmann, Universidade Federal da fronteira Sul - Cerro Largo/RS

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijui). Especialista em Interpretação, tradução e Docência de Língua Brasileira de Sinais (Uníntese). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA). Graduada em Pedagogia / Orientação e Supervisão Escolar pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Atualmente é professora na Universidade Federal da Fronteira Sul /campus Cerro Largo/RS. É Membro do grupo de Pesquisa GEPETEC e do Grupo de Estudos e Pesquisa Direitos Humanos, Movimentos e Instituições da UFFS de Cerro Largo/RS. Atua na área de Educação, com ênfase em Educação Especial/Inclusiva, Língua Brasileira de Sinais, Atendimento Educacional Especializado e Formação de Professores.

Publicado
02-10-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Extensão e Cultura