RESULTADOS DA PEGADA ECOLÓGICA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

  • Jessica Zanivan UFFS
  • Karine da Silva de Andrade
  • Joice Batista Reis
  • Dirce Moretto
  • Heloisa Dalla Rosa
  • Cristiane Renata Tessaro
  • Débora Regina Shchneider Locatelli
  • Eduardo Pavan Korf

Resumo

O modelo de desenvolvimento econômico industrial atual é capaz de despertar o desejo e a necessidade de aquisição de novos produtos, o que tende a acarretar em um consumo excessivo incentivado pela mídia e por padrões de vida urbanos. Essa maneira de adquirir produtos de forma impensada, sem haver a real necessidade é considerada um dos grandes problemas da sociedade moderna devido, entre outros fatores, à geração excessiva de resíduos sólidos, que muitas vezes são descartados inadequadamente. Na tentativa de amenizar este cenário de consumo exagerado verificado no padrão de vida dos cidadãos, os 5 R’s da sustentabilidade surgem como uma ferramenta de educação ambiental que busca sensibilizar a população em relação às suas atitudes de consumo e descarte. Nesse sentido, o presente trabalho possui como objetivo avaliar o interesse, sensibilidade e atitudes de jovens de duas escolas do ensino médio do Alto Uruguai Gaúcho  quanto às questões ambientais frente a uma exposição de consumo consciente com base no conceito de pegada ecológica. A exposição desenvolvida trata-se de uma atividade na qual é buscado através de frases impactantes chamar a atenção das pessoas que circulam pelo local, convidando-as a testar sua pegada ecológica através de uma adaptação de um questionário desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2012) e também sugerindo maneiras de reduzi-la caso seja necessário. Além disso, foi realizada uma breve conversa em sala de aula com os alunos motivando-os a conhecerem a exposição e reverem suas atitudes de consumo e descarte baseadas nos resultados fornecidos pelo teste da pegada ecológica. Em uma das escolas em que a exposição foi aplicada, verificou-se participação de 33,3% dos alunos através dos questionários recolhidos, sendo que destes 60,4% possuem uma pegada ecológica bacana, 37,5% possuem pegada ecológica moderada e 2,1% possuem pegada ecológica larga. Na segunda escola em que o estudo foi desenvolvido foi diagnosticada a participação de 72,3% dos alunos do ensino médio, dos quais 53,8% possuem pegada ecológica bacana, 44,7% possuem pegada ecológica moderada e 1,5% tem pegada ecológica larga. Os resultados alcançados evidenciam a necessidade de trabalhar a educação ambiental em todas as fases de ensino, já que através da exposição realizada pôde-se notar que existe uma parcela considerável dos jovens possuem estilo de vida um pouco acima da capacidade de regeneração natural do planeta, sendo que a educação ambiental aplicada de forma adequada é uma das ferramentas mais eficazes para a sensibilização dos cidadãos acerca de suas atitudes e como elas são refletidas no meio ambiente. É importante destacar que este estudo se estenderá para outras escolas do Alto Uruguai Gaúcho, buscando caracterizar da melhor forma possível a sensibilidade dos jovens frente a questões de caráter ambiental.

 

Palavras-chave: Educação Ambiental. Meio Ambiente. Pegada Ecológica.

 

Publicado
30-08-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Extensão e Cultura