RESULTADOS DA PEGADA ECOLÓGICA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Resumo
O modelo de desenvolvimento econômico industrial atual é capaz de despertar o desejo e a necessidade de aquisição de novos produtos, o que tende a acarretar em um consumo excessivo incentivado pela mídia e por padrões de vida urbanos. Essa maneira de adquirir produtos de forma impensada, sem haver a real necessidade é considerada um dos grandes problemas da sociedade moderna devido, entre outros fatores, à geração excessiva de resíduos sólidos, que muitas vezes são descartados inadequadamente. Na tentativa de amenizar este cenário de consumo exagerado verificado no padrão de vida dos cidadãos, os 5 R’s da sustentabilidade surgem como uma ferramenta de educação ambiental que busca sensibilizar a população em relação às suas atitudes de consumo e descarte. Nesse sentido, o presente trabalho possui como objetivo avaliar o interesse, sensibilidade e atitudes de jovens de duas escolas do ensino médio do Alto Uruguai Gaúcho quanto às questões ambientais frente a uma exposição de consumo consciente com base no conceito de pegada ecológica. A exposição desenvolvida trata-se de uma atividade na qual é buscado através de frases impactantes chamar a atenção das pessoas que circulam pelo local, convidando-as a testar sua pegada ecológica através de uma adaptação de um questionário desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2012) e também sugerindo maneiras de reduzi-la caso seja necessário. Além disso, foi realizada uma breve conversa em sala de aula com os alunos motivando-os a conhecerem a exposição e reverem suas atitudes de consumo e descarte baseadas nos resultados fornecidos pelo teste da pegada ecológica. Em uma das escolas em que a exposição foi aplicada, verificou-se participação de 33,3% dos alunos através dos questionários recolhidos, sendo que destes 60,4% possuem uma pegada ecológica bacana, 37,5% possuem pegada ecológica moderada e 2,1% possuem pegada ecológica larga. Na segunda escola em que o estudo foi desenvolvido foi diagnosticada a participação de 72,3% dos alunos do ensino médio, dos quais 53,8% possuem pegada ecológica bacana, 44,7% possuem pegada ecológica moderada e 1,5% tem pegada ecológica larga. Os resultados alcançados evidenciam a necessidade de trabalhar a educação ambiental em todas as fases de ensino, já que através da exposição realizada pôde-se notar que existe uma parcela considerável dos jovens possuem estilo de vida um pouco acima da capacidade de regeneração natural do planeta, sendo que a educação ambiental aplicada de forma adequada é uma das ferramentas mais eficazes para a sensibilização dos cidadãos acerca de suas atitudes e como elas são refletidas no meio ambiente. É importante destacar que este estudo se estenderá para outras escolas do Alto Uruguai Gaúcho, buscando caracterizar da melhor forma possível a sensibilidade dos jovens frente a questões de caráter ambiental.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Meio Ambiente. Pegada Ecológica.
Copyright (c) 2019 Jessica Zanivan, Karine da Silva de Andrade, Joice Batista Reis, Dirce Moretto, Heloisa Dalla Rosa, Cristiane Renata Tessaro, Débora Regina Shchneider Locatelli, Eduardo Pavan Korf
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais da XII SEPE da UFFS.