AS POTENCIALIDADES DO CURRÍCULO DE CIÊNCIAS PARA PROMOVER A INTERDISCIPLINARIDADE

  • Cláudia Elizandra Lemke UFFS
  • Neusa Maria John Scheid

Resumo

: A interdisciplinaridade não é apenas uma junção de disciplinas, é uma
atitude de ousadia e busca frente ao conhecimento, necessária ao se pensar o
currículo. No ensino de Ciências, a interdisciplinaridade corresponde a superação da
visão fragmentada de produção de conhecimento. Com o objetivo de compreender
quais as potencialidades do currículo de Ciências para a interdisciplinaridade
realizamos uma revisão sistemática de literatura com busca na Biblioteca Digital
Brasileira de Teses e Dissertações com as palavras-chaves “Interdisciplinaridade no
ensino de Ciências”. A busca identificou 43 dissertações, publicadas no período de
2002 a 2019, com a metade centrando a interdisciplinaridade no ensino médio. A partir
disso, as dissertações foram classificadas em quatro eixos determinados pelo
Ministério da Educação como os conteúdos estruturantes de Ciências na educação
básica: Vida e ambiente; Ciência e tecnologia; Ser Humano e saúde; e Terra e
Universo. O primeiro eixo refere-se ao meio ambiente, aos seres vivos e os fatores
que os relacionam com o meio ambiente, ecossistemas, relações alimentares, ar,
água. O eixo Ciência e tecnologia tem conteúdos sobre o sistema produtivo, fontes,
obtenção e uso de materiais, o papel da tecnologia nas ciências, entre outros. Os
conteúdos de qualidade de vida, saúde, corpo humano, funções e características do
corpo referem-se ao eixo de ser humano e saúde. E por fim, o eixo de Terra e Universo
compõem-se das características, dimensões, estruturas dos planetas, fusos horários.
Na pesquisa, ao identificar as potencialidades que o currículo de Ciências analisando
os eixos, constatou-se que a maioria do estudo está presente a Ciência e Tecnologia
com 22 dissertações sobre interdisciplinaridade envolvendo os conteúdos deste eixo.
Com 12 dissertações temos o eixo de Vida e Ambiente, seguido por 05 estudos sobre
Terra e Universo e com a menor frequência o eixo Ser Humano e saúde com apenas
04 dissertações sobre o tema. Concluiu-se com estes estudo que as mudanças que a
sociedade vem sofrendo através das tecnologias também estão influenciando
positivamente a cultura da interdisciplinaridade no ensino de Ciências.

Publicado
26-09-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino