ENTRELAÇANDO SABERES

REFLEXÕES INICIAIS SOBRE MUSICALIZAÇÃO NA ESCOLA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NELCI FELINI

  • Lucimara Lemiechek Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Cristian Ricardo Pazini
  • Gabriela Ribeiro Cardoso
  • Fernanda Natali Demichelli

Resumo

Este trabalho apresenta resultados parciais relativos à primeira etapa do Projeto de Extensão “DÓ RÉ MI FAzendo Som”. Executado entre os meses de março a dezembro de 2019, está sendo desenvolvido na Escola Estadual Educação Infantil e Ensino Fundamental - Modalidade Educação Especial Nelci Felini por servidores, estagiários do Setor de Acessibilidade e acadêmicos dos cursos de Pedagogia, Licenciatura em Educação do Campo e Ciências Econômicas da Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Laranjeiras do Sul. O projeto tem como objetivo principal estimular o desenvolvimento de habilidades intra e interpessoais por meio da musicalização e, ao mesmo tempo, aproximar acadêmicos dos cursos de Licenciatura da UFFS com a iniciação à prática docente. Optamos por uma metodologia que alia o planejamento ao desenvolvimento das aulas, sendo que, das três horas semanais de projeto, duas são destinadas ao planejamento das atividades, aprofundamento teórico, pesquisa e avaliação da aula anterior, proporcionando a reflexão sobre a prática realizada, e uma para desenvolvimento do Plano de Aula na escola. O projeto configura-se um desafio para todos os envolvidos. Algumas dificuldades encontradas: a maioria possui pouco (ou nenhum) conhecimento musical; o trabalho com um grupo de alunos heterogêneo em suas deficiências e o curto caminho teórico e prático percorrido até o momento pelos acadêmicos dos cursos de licenciatura. Dentre as atividades já desenvolvidas no projeto ressaltamos: apresentação de instrumentos musicais de corda e percussão; dinâmicas rítmicas e de expressão corporal; brincadeiras musicadas; jogos para estimular a percepção musical; cantigas de roda e dança. Após quinze aulas desenvolvidas na escola e, encerrado o primeiro semestre, foi realizada avaliação parcial em reunião entre coordenação e voluntários do projeto com a equipe diretiva da instituição. Durante a reunião foi possível concluir que, ao final de um semestre de trabalho, os objetivos estão sendo alcançados, pois os alunos da Escola Nélci Felini apresentam alguns progressos individuais, tais como: evolução na coordenação motora, socialização, percepção musical, maior interesse nas atividades propostas, entre outras habilidades. Quanto aos acadêmicos dos cursos de licenciatura da UFFS, estes demonstram envolvimento e motivação para dar continuidade ao projeto e inserir-se nas atividades inerentes à docência. Ressaltamos ainda que três acadêmicos que participam do projeto apresentaram os resultados iniciais em maio deste ano no III Seminário Integrador de Extensão e IV Mostra de Extensão e Cultura – SEMEA da UFFS, em Chapecó-SC. Com a continuidade do projeto no segundo semestre de 2019, buscaremos fomentar a produção teórica individual e coletiva relacionando educação inclusiva, musicalização e extensão na modalidade de artigos, resumos expandidos, apresentação em eventos e desenvolvimento de apostila com as atividades realizadas. Além disso a intenção, ao final das atividades do projeto, é realizar uma apresentação musical com todos os envolvidos. Por fim, destacamos que a troca de saberes e o diálogo estão produzindo aprendizados para todos os envolvidos e vínculos afetivos entre todos foram estabelecidos e/ou fortalecidos.

 

 

Biografia do Autor

Lucimara Lemiechek, Universidade Federal da Fronteira Sul
Graduação em Pedagogia pela Unicentro e Mestrado em Educação pela Unioeste campus Francisco Beltrão. Servidora da Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Laranjeiras do Sul.
Publicado
26-09-2019
Seção
Campus Laranjeiras do Sul - Projetos de Extensão e Cultura