PUBLICIDADE DIRECIONADA AO PÚBLICO INFANTIL

CONSEQUÊNCIAS E INFLUÊNCIA

  • Bianca Frank de Freitas Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Bibiana Salah Araldi Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

O artigo aborda a relação entre criança e consumo através da propaganda que tem como alvo o público infantil. A análise aqui presente ocorre por meio de um estudo bibliográfico sobre os conceitos de propaganda e consumo, bem como a relação deles entre si, posteriormente realizando um estudo sobre a publicidade direcionada a criança em específico, baseando-se em dados estatísticos encontrados e aprofundando-se nas causas e consequências que esta acarreta na infância, possibilitando ao leitor uma reflexão sobre o tema. Também constam estudos de caso de propagandas infantis consideradas abusivas, onde estas foram analisadas e retratadas aqui utilizando-se de imagens e descrição do motivo de terem sofrido tais ações relativas a abuso, infringindo normas já existentes em relação a esse tipo de propaganda e também aos direitos da criança. Diante da pesquisa realizada, concluiu-se que a publicidade é nociva para a criança, visto que esta não possuí a maturidade cerebral e emocional necessária para avaliar aquilo que vê, influenciando que esta consuma de forma excessiva muitos produtos que não se fazem necessários e que além disso, contribuem para questões como a obesidade infantil e adultização precoce, desse modo se faz necessário que aja políticas de restrições a propaganda destinada às crianças. A discussão do tema se faz importante para que pais, professores e a sociedade em geral possam agir de forma a amenizar os impactos negativos dessa influência, garantindo uma infância livre e sadia longe da necessidade de se consumir aquilo que não é preciso como garantia de felicidade e status social, fazendo com que se reproduzam padrões de comportamento adulto nas crianças, descaracterizando a infância.

Publicado
09-09-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Pesquisa