A ludicidade na escola

a aplicação desse conceito na sala de aula

  • Marco Wesley Colling Albuquerque Universidade da Federal da Fronteira Sul

Resumo

O conceito de lúdico no espaço escolar tem, costumeiramente, uma visão errônea; se analisarmos as especificidades desse termo, poderemos entender que, não raramente, é trabalhado de forma equivocada. Grande parte dos professores que estão formados há algum tempo, principalmente no curso de Pedagogia, acreditam que a expressão “lúdicodeve estar ligada a diversos materiais que contenham o máximo de detalhes possíveis – EVA, cartazes, cores, materiais impressos etc. –, mas um breve aprofundamento dessa noção aponta para significados completamente contrários. É frequente também observarmos que docentes dedicam curtos períodos de tempo para exploração do lúdico, uma vez que a escola limita o tempo dessa exploração. Considerando tais aspectos, é essencial compreendermos que a criança deve estar no espaço escolar para aprender e construir saberes, os quais não devem ser mediados apenas pelos conteúdos teóricos, mas também por diferentes metodologias, inclusive envolvendo a ludicidade. Assim, o objetivo deste estudo está relacionado a discutir qual é o conceito de lúdico no espaço escolar, bem como analisar criticamente como os professores trabalham essa prática em sala de aula. Para compreendermos melhor esse cenário, buscamos, por meio de pesquisas bibliográficas, alguns conceitos que permitam maior clareza sobre o tema. Com este trabalho, podemos concluir que alguns professores não possuem conhecimento e nem a formação necessária para aplicar esse conceito de forma adequada no espaço escolar; sendo assim, acreditamos que é indispensável colocar esse tema em pauta na formação de professores, visto que representaria notórios benefícios à aprendizagem, em especial aos estudantes, que terão uma visão prazerosa sobre a escola e a ludicidade.

Publicado
06-09-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Ensino