RELATOS E REFLEXÕES A PARTIR DO ESTÁGIO EM GESTÃO ESCOLAR

  • Chaiane Bukowski UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
  • Cristiane Fátima Alberti Ribeiro da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
  • Roberta Schmith Universidade Federal da Fronteira Sul campus Erechim

Resumo

Resumo: Este trabalho faz parte do componente curricular obrigatório, o “Estágio curricular supervisionado: gestão de escolas e planejamento, coordenação e avaliação de projetos educativos”, refere-se ao curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim/RS. Este componente tem por finalidade propiciar momentos de investigação a fim de que os (as) acadêmicos (as) possam intervir no cotidiano escolar, contribuindo com as demandas da instituição, ao identificar e entender as ações técnico-pedagógicas, além de considerar as questões de intencionalidades e relações (in) coerentes no que tange os atos de uma gestão democrática e participativa. O estágio na gestão que se propõe relatar, foi realizado em uma escola municipal de Ensino Fundamental, localizado na periferia do município de Erechim/RS, até o momento, a escola não possuía um ambiente planejado, com jogos, espaço para pintura, leitura e ambientes para desenvolver diversas brincadeiras livremente, bem como, a socialização e interação entre as crianças em dias chuvosos e frios, pois esses espaços eram as áreas externas da instituição. Dessa forma, pensar na brinquedoteca como possibilidade de interação e aprendizagens significativas, tornou-se o desafio proposto. Os encontros na escola foram divididos em etapas, a qual se iniciou com a escrita do projeto da construção e organização do espaço da brinquedoteca, sendo que para isso foi necessário realizar pesquisas sobre a temática. Assim, após dialogar com os professores, estudantes e equipe diretiva, foi elaborado o projeto com tema, objetivos, justificativa, aporte teórico, possíveis caminhos metodológicos, com sugestões de organização da brinquedoteca e avaliação, a fim de contemplar as necessidade e sugestões sinalizadas pelos sujeitos envolvidos no processo. A brinquedoteca que antes era um projeto para ser construído futuramente, tornou-se um espaço significativo de aprendizagem. Assim, pode-se destacar a importância da aproximação da universidade com a escola e o quanto o estagiário pode contribuir a partir desta vivência, para repensar as práticas e concepções escolares. Portanto, a experiência de estágio foi desafiadora, propiciou em diversas ocasiões repensar em muitas atitudes, ações e concepções. Contudo, foi extremamente gratificante perceber que é possível deixar uma “marca” positiva na instituição que se realizou o estágio, ou seja, que se tornou possível contribuir de forma relevante para a prática escolar e que os aprendizados durante a graduação contribuem para a prática pedagógica.
Palavras-chave: Estágio. Gestão Escolar. Relatos de experiência.

Publicado
30-08-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Pesquisa