MONITORIA DE ENSINO POR PÚBLICO-ALVO

CLINICA CIRÚRGICA

  • Mônica Palos Barile Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Passo Fundo
  • Leandro Tuzzin

Resumo

Resumo: O projeto de monitoria de Ensino por Público-Alvo está inserido no tripé de Pesquisa, Ensino e extensão da Universidade Federal da Fronteira Sul. A monitoria de Clinica Cirúrgica, que ocorreu nos anos de 2018 e 2019, objetivou auxiliar o aprendizado dos acadêmicos da sexta e sétima fase do curso de Medicina do campus Passo Fundo. Durante o segundo semestre de 2018, as monitorias ocorreram às quintas feiras pela tarde e noite, e aos sábados pela manhã. Já durante o primeiro semestre de 2019, os encontros da monitoria ocorreram nas terças feiras pela noite. Para as atividades, os monitores e os técnicos organizaram os laboratórios de Anatomia e de Habilidades da instituição, onde ocorreram as aulas práticas e o estudo livre de turmas de 32 alunos, sendo que compareceram em média, 20 a 25 estudantes por turno da monitoria. Durante os turnos de monitoria, os monitores prestaram assistência aos alunos replicando e supervisionando os procedimentos práticos em manequins, bem como sanando dúvidas referentes ao conhecimento teórico-prático de cirurgia que já havia sido lecionado pelos professores. Além disso, os monitores desenvolveram alguns roteiros referentes a procedimentos práticos, que foram repassados aos alunos, de forma a facilitar o estudo. Ainda revisaram materiais preparados pelos acadêmicos a respeito de casos clínicos envolvendo os conteúdos teóricos que seriam discutidos com os demais colegas em sala de aula, e elaboraram simulados de avaliações práticas. Alguns questionamentos dos alunos eram desconhecidos pelos monitores, levando-os a estudar e pesquisar sobre o assunto, ampliando o próprio conhecimento. As dúvidas persistentes foram esclarecidas pelos professores e pelos técnicos de laboratório. Ao Final do segundo semestre do ano de 2018 foram aplicados questionários de avaliação da monitoria aos alunos da sexta fase (respondidos de forma voluntária), para que os monitores pudessem melhorar ainda mais as atividades para o semestre seguinte, de acordo com as necessidades percebidas por cada estudante. Os resultados obtidos por meio destes questionários revelaram que os alunos julgaram muito importante a existência do projeto de monitoria, bem como afirmaram que as monitorias ajudaram a sedimentar seus conhecimentos. No que cabe aos monitores, eles aprimoraram suas habilidades de comunicação visando orientar os alunos de maneira didática para a consolidação e aprofundamento dos conhecimentos necessários durante a formação acadêmica. Em suma, as atividades tiveram grande participação dos alunos durante todo o período da monitoria, com a assistência dos monitores constantemente requerida para explicações, esclarecimentos e treinamentos. Nesse contexto, os monitores servem de ferramenta para o aprendizado dos alunos, uma vez que já vivenciaram essa etapa da construção intelectual e compreendem as dificuldades do processo. Além disso, podem contribuir com visões diferentes sobre o assunto estudado em sala de aula, buscando replicar as atividades desenvolvidas em aulas práticas, sistematizando os passos de procedimentos nos manequins e nos diversos materiais da Universidade. Em relação ao monitor, essa oportunidade oferece um momento de constante treino para a revisão e aprofundamento dos conteúdos estudados. Ademais, instiga o aluno a desenvolver habilidades didáticas para transmitir informações; competência indispensável para a prática médica.

 

Palavras-chave: Ensino. Monitoria. Atividades Práticas. Cirurgia.

Publicado
09-09-2019
Seção
Campus Passo Fundo - Projetos de Ensino