CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROJETO DE TUTORIA ‘APOIO EDUCACIONAL AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE DESENHO TÉCNICO AUXILIADO POR COMPUTADOR’

  • Jeison Podgorski UFFS
  • Patrícia Marasca Fucks

Resumo

As atividades apresentadas referem-se à execução da primeira etapa, em 2019/1, de um projeto institucionalizado no Programa de Tutoria Acadêmica da UFFS, intitulado Apoio educacional ao processo de ensino-aprendizagem de “Desenho técnico auxiliado por computador”. Esse componente curricular a que está vinculado o projeto, de caráter eminentemente prático, oportuniza aos alunos dos Cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental e Sanitária, aprender a utilizar o software gráfico AutoCAD-2D e 3D. Nessas áreas, esse software presta-se à criação, expressão, registro e comunicação das ideias que comparecem nos projetos técnicos, operacionalizando a digitalização, representação gráfica e reprodução de cópias dos desenhos, bem como o seu armazenamento digital. Contudo, a compreensão das suas possíveis aplicações nas áreas de atuação profissional requer prática, mediante a realização de exercícios que, gradativamente, vão ficando mais complexos desde a representação plana até a modelagem tridimensional. São esses aspectos que geram dificuldades ao aprendizado discente, demandando a criação desse projeto que objetiva promover ações educativas, justificadas pela necessidade de reforço às atividades realizadas com o software gráfico, no componente curricular de ‘Desenho técnico auxiliado por computador’. A participação do aluno tutor tem a finalidade do acompanhamento e apoio às atividades de ensino, ampliando as condições do aprendizado discente. As atividades sucederam, em 2019/1, no Laboratório de Informática, nos horários das aulas e atendimentos extraclasse aos alunos. Desenvolveram-se mediante esclarecimento e registro das suas principais dúvidas em determinados aspectos do conteúdo ministrado. Na execução da tutoria, pôde-se constatar que as principais dificuldades relatadas vincularam-se à execução dos ajustes relativos à configuração e aplicação dos dimensionamentos, da escala e da cota ou nível 

de inserção dos blocos de objetos. Outras questões mencionadas referem-se à concordância e ao arremate de linhas com diferentes angulações; à inserção e/ou desenho de textos e símbolos (de interrupção, de orientação geográfica); à modificação de propriedades das linhas e, também, à configuração, localização precisa e/ou inserção, em pontos pré-determinados, de elementos constituintes da prancha (selo, margens), do edifício ou terreno. A partir das avaliações, constataram-se dificuldades discentes quanto à configuração de parâmetros especificados para a prancha de desenho (tamanho do papel, atribuição de escalas diferentes para os desenhos) e à geração do arquivo de plotagem. Do total dos quatorze alunos matriculados em 2019/1, foram registradas três reprovações (equivalente a 21,4% da turma), ocasionadas por fatores como falta de frequência integral ou parcial às aulas e também pela não participação de alunos nas atividades propostas para avaliação, a partir da segunda parte da disciplina (AutoCAD-3D). Entre as medidas cabíveis, avalia-se que há necessidade de redobrar a atenção ao ministrar o ensino desses aspectos do conteúdo que revelaram fragilidades no processo de ensino-aprendizagem, além de ampliar as práticas desenvolvidas e a exigência quanto à realização de anotações pelos alunos acerca de comandos, dicas de atalhos e principais aspectos pontuados em aula pelo docente. Além disso, conclui-se que é preciso criar mecanismos para incentivar a participação dos alunos em atividades realizadas extraclasse que contribuem para aprimorar suas habilidades no uso das ferramentas e comandos do software gráfico AutoCAD.

Publicado
01-10-2019
Seção
Campus Cerro Largo - Projetos de Ensino