CONCEPÇÃO DE CRIANÇA A PARTIR DO LIVRO DIDÁTICO PEQUENOS EXPLORADORES: LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO: 2º ANO

  • Ângela Maria Fabiane UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
  • Cássia Bruna da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
  • Cristiane Fátima Alberti Ribeiro da Silva
  • Roberta Schmith Universidade Federal da Fronteira Sul campus Erechim
  • Zoraia Aguiar Bittencourt UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

Resumo

Resumo: O presente artigo tem como tema a concepção de criança presente no Livro didático Pequenos exploradores: letramento e alfabetização do 2º ano do Ensino Fundamental, o qual foi desenvolvido por Maria Otília Leite Wandresen e Lucia Helena Ribeiro Cipriano. Pretende-se responder a seguinte problematização: Quais concepções de criança podem ser encontradas no livro didático Pequenos Exploradores: letramento e alfabetização: 2º ano a partir da análise das suas propostas didáticas? Para tanto, foram elencadas algumas hipóteses a fim de responder essa indagação: uma visão de um ser com poucas aprendizagens fora do âmbito escolar; criança incapaz de construir seus próprios conhecimentos; formação de um ser com visão crítica delimitada; criança capaz de construir seu próprio conhecimento. Com isso, a presente pesquisa objetiva de forma geral identificar as concepções de criança presente no livro Pequenos exploradores: letramento e alfabetização do 2º ano. Como procedimento metodológico, se escolheu o livro didático que será analisado. O livro fazia parte do acervo de uma biblioteca de uma escola municipal de Ensino Fundamental do município de Erechim/RS e está sendo utilizado pelos professores da mesma. Já com o livro didático escolhido ealizadama análise que teve como aporte teórico autores como Gerard e Roergiers (1998); Kramer (2006); Kuhlmann (1998); Lüdke e André (1986); Rousseau (1994); Soares (2002); Souza (2007), Piaget (1978), Ausubel, Novak e Hanesian (1980), Passarelli, (2012), Marcuschi (2005) e Cagliari (1998). De uma forma geral, o livro didático contempla vários aspectos, como a escrita e leitura, trazendo várias propostas que são possíveis na prática, algumas podendo ser adaptadas pelo professor, de acordo com o contexto e realidade das crianças, não sendo ele a única ferramenta que o professor poder a se basear em suas aulas. O livro didático traz em alguns momentos uma concepção de criança capaz de criticar e que carrega consigo muitos conhecimentos antes de ir para a escola, valorizando os saberes que os mesmos possuem, no entanto em muitas atividades o livro trata a criança como um indivíduo incapaz de construir seus próprios conhecimentos, limitando o que a criança tem que aprender.

Palavras-chave: Livro didático. Concepção de criança. Alfabetização.

Publicado
30-08-2019
Seção
Campus Erechim - Projetos de Pesquisa