PROBLEMATIZANDO O LUGAR SOCIAL DA MULHER ATRAVÉS DO PROJETO DE EXTENSÃO “CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS DA LITERATURA NACIONAL E INCENTIVO À LEITURA – ANOS”

  • Dara Manoelli Cecon Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Victória Louise de Paula Santos Carminatti Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Mary Stela Surdi Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de uma das contações de histórias realizada dentro do projeto “Contação de Histórias da Literatura Nacional e Incentivo à Leitura – Anos Iniciais”. O projeto desenvolvido pelas bolsistas do Programa de Educação Tutorial - Assessoria Linguística e Literária (PET-ALL) da UFFS, campus Chapecó, é realizado na Escola Básica Municipal Jardim do Lago, de Chapecó-SC, e tem como estratégia a contação de história e o debate para incentivar a leitura de obras nacionais. Metodologicamente, as bolsistas estudam as obras disponíveis na escola e os assuntos que essas abordam, a partir da escolha do livro, é feito o estudo sobre as possibilidades de seu assunto, o estudo sobre sua/seu autora/autor e ilustradora/ilustrador, as acadêmicas escolhem o formato da contação e montam o roteiro e os figurinos. Na escola, o projeto acontece em espaços como a sala de aula e a biblioteca. Ao final de cada apresentação realiza-se um debate sobre os assuntos abordados. O livro escolhido para as contações do primeiro semestre de 2019 foi: Estão batendo na porta, de Ricardo Azevedo. Na obra, diferentes pessoas chegam para uma reunião, mas nenhuma delas é mulher. A atividade que ocorreu na turma do terceiro ano do fundamental, foi em forma de teatro, utilizando-se máscaras e o debate foi gerado em torno da falta de presença feminina na história. Com a participação da professora regente, problematizou-se o papel social da mulher ao longo dos anos, o espaço social que esta ocupou e sua representatividade nos livros. Apesar da pouca experiência, as crianças já apresentavam conceitos do que é papel masculino e do que é papel feminino, algumas afirmavam: “Que a mulher era triste, pois não podia sair de casa, não podia ter seu dinheiro, tinha que fazer os serviços de casa e cuidar dos filhos”. Levando em consideração as mulheres que fazem parte da vida das crianças, como as professoras, mães, tias, avós entre outras, foi proposto que cada um falasse um pouco sobre a mulher que lembrava dando algumas características importantes, não só da profissão, mas do meio afetivo onde esta se relaciona com as mesmas. Para finalizar o debate, propusemos que as crianças desenvolvessem máscaras femininas para participar da história, representando as mulheres que foram citadas anteriormente por elas. Por fim, cada criança mostrou à turma sua produção e qual foi a presença feminina que escolheu e o porquê. Concluímos, a partir da experiência, que o debate em torno da mulher e seu papel social faz-se necessário para a desconstrução de dogmas impostos pela sociedade sobre a mulher, para que tenhamos uma sociedade mais justa, com respeito e empatia. Ademais, o projeto está alcançando seus objetivos, valorizando a literatura
nacional, promovendo debates acerca de temas relevantes para a formação humana e educacional das crianças, fomentando a leitura e a reflexão crítica dos sujeitos inseridos na escola, bem como proporcionando, para as acadêmicas-bolsistas a percepção da função da educadora na escola e os debates necessários para garantir a cidadania.

Publicado
07-09-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura