CENTRO DE LÍNGUAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (CELUFFS)

A INTERAÇÃO COM A MONITORIA DE LEITURA E DE PRODUÇÃO TEXTUAL ACADÊMICO-CIENTÍFICA

  • Pamela Tais Clein Capelin UFFS
  • Márcia Adriana Dias Kraemer Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Realeza
  • Sabrina Casagrande Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Realeza

Resumo

Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar as intervenções desenvolvidas por meio de um Projeto de Ensino, intitulado Leitura e Produção Textual: práticas de letramentos acadêmico-científicos na monitoria da UFFS – Campus Realeza/PR, em um processo de interação com o Centro de Línguas da Universidade Federal da Fronteira Sul (CELUFFS). As práticas do CelUFFS englobam a Monitoria de Língua Portuguesa, Cursos de Língua Espanhola em três níveis, bem como o Curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), no ano de 2018 e de 2019. Para a promoção das atividades de Língua Portuguesa, realizam-se estudos dos aportes teóricos relativos à Análise Dialógica do Discurso e dos letramentos acadêmico-científicos, à luz da Linguística Aplicada, a fim de estabelecer quais estratégias didático-pedagógicas tornam-se pertinentes, no intuito de atingir o objetivo proposto, que se trata do assessoramento desses acadêmicos em suas comunidades de prática universitária. Em um segundo momento, são promovidas práticas de letramentos na esfera acadêmica e científica, voltadas ao desenvolvimento e ao aprimoramento das capacidades de compreender e de interpretar linguisticamente os fenômenos que permeiam os estudos da graduação, integrando os conteúdos curriculares. São contemplados, pelo Projeto, universitários dos cursos de Licenciatura em Letras Português e Espanhol, Ciências Biológicas, Física e Química, bem como Nutrição e Medicina Veterinária, além de técnicos da UFFS, Campus Realeza e a comunidade externa. O resultado alcançado relaciona-se ao interesse e à procura do público-alvo em aprimorar os conhecimentos em práticas sociais de letramentos, possibilitando aos sujeitos aprimorarem seus conhecimentos linguístico-discursivos, com vistas a uma formação crítica, ativa e cidadã.

 

Palavras-chave: Centro de Línguas da UFFS. Monitoria de Leitura e de Produção Textual. Letramentos Acadêmico-Científico.

 

Biografia do Autor

Márcia Adriana Dias Kraemer, Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Realeza

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina – UEL/PR, Bolsa Capes. Estágio Pós-doutoral em andamento pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Campus Realeza, Bolsa Capes. Professora do Magistério Superior na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. marcia.kraemer@uffs.edu.br

Sabrina Casagrande, Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Realeza

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP/SP. Professora do Curso de Letras- Português Espanhol - Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. sabrina.casagrande@uffs.edu.br

Publicado
22-08-2019
Seção
Campus Realeza - Projetos de Ensino