CENTRO DE LÍNGUAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (CELUFFS)
A INTERAÇÃO COM A MONITORIA DE LEITURA E DE PRODUÇÃO TEXTUAL ACADÊMICO-CIENTÍFICA
Resumo
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar as intervenções desenvolvidas por meio de um Projeto de Ensino, intitulado Leitura e Produção Textual: práticas de letramentos acadêmico-científicos na monitoria da UFFS – Campus Realeza/PR, em um processo de interação com o Centro de Línguas da Universidade Federal da Fronteira Sul (CELUFFS). As práticas do CelUFFS englobam a Monitoria de Língua Portuguesa, Cursos de Língua Espanhola em três níveis, bem como o Curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), no ano de 2018 e de 2019. Para a promoção das atividades de Língua Portuguesa, realizam-se estudos dos aportes teóricos relativos à Análise Dialógica do Discurso e dos letramentos acadêmico-científicos, à luz da Linguística Aplicada, a fim de estabelecer quais estratégias didático-pedagógicas tornam-se pertinentes, no intuito de atingir o objetivo proposto, que se trata do assessoramento desses acadêmicos em suas comunidades de prática universitária. Em um segundo momento, são promovidas práticas de letramentos na esfera acadêmica e científica, voltadas ao desenvolvimento e ao aprimoramento das capacidades de compreender e de interpretar linguisticamente os fenômenos que permeiam os estudos da graduação, integrando os conteúdos curriculares. São contemplados, pelo Projeto, universitários dos cursos de Licenciatura em Letras Português e Espanhol, Ciências Biológicas, Física e Química, bem como Nutrição e Medicina Veterinária, além de técnicos da UFFS, Campus Realeza e a comunidade externa. O resultado alcançado relaciona-se ao interesse e à procura do público-alvo em aprimorar os conhecimentos em práticas sociais de letramentos, possibilitando aos sujeitos aprimorarem seus conhecimentos linguístico-discursivos, com vistas a uma formação crítica, ativa e cidadã.
Palavras-chave: Centro de Línguas da UFFS. Monitoria de Leitura e de Produção Textual. Letramentos Acadêmico-Científico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.