MONITORIA DE LEITURA E DE PRODUÇÃO TEXTUAL

ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA O LETRAMENTO ÀS PRÁTICAS SOCIAIS

  • Pamela Tais Clein Capelin UFFS
  • Márcia Adriana Dias Kraemer Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Realeza
  • Sabrina Casagrande Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Realeza

Resumo

Resumo: Este relatório de pesquisa tenciona expor as ações desenvolvidas no Projeto de Monitoria Leitura e Produção Textual: práticas de letramento acadêmico-científico na monitoria da UFFS – Campus Realeza, o qual tem como objetivo propiciar, aos monitores participantes, o estudo dos aportes teóricos relativos à Análise Dialógica do Discurso - ADD e dos Novos Estudos do Letramento - NEL, à luz da Linguística Aplicada, a fim de que auxiliem no aprimoramento das capacidades de leitura e de escrita dos discentes dos cursos de graduação na instituição em foco, assessorando a inserção adequada de estudantes em suas comunidades de prática universitária, bem como aos técnicos e a comunidade externa quem podem ter esse acompanhamento -, em relação à leitura, principalmente na compreensão e na interpretação de textos acadêmico-científicos, e na escrita, em se tratando da produção de gêneros discursivos dos mais diversos âmbitos, mas, essencialmente, os que transitam nessa comunidade de prática específica. O projeto propõe-se a elaborar atividades ao desenvolvimento da prática docente e discente na graduação; auxiliar no aprimoramento do ensino e da aprendizagem dos cursos de graduação; integrar os conteúdos curriculares, por meio da mediação da linguagem modal e multimodal; e fortalecer o êxito acadêmico nas diversas áreas de conhecimento da UFFS, e, para além disso, o atendimento diferenciado para estudantes indígenas e haitianos, de acordo com as demandas. Após os estudos teóricos, há elaboração de manuais de leitura e de produção textual acadêmica, seguido de materiais pedagógicos e da sistematização da prática de monitoria. Ofertam-se oficinas, atendimentos presenciais e por e-mail, bem como tutoriais em página das redes sociais, para tratar de modo didático da normatização de trabalhos acadêmicos, sobretudo, no que concerne a NBR 6023 de 2018, que regulamenta as referências de trabalhos científicos. Os resultados alcançados estão relacionados ao atendimento ao público-alvo que procura o Projeto de Monitoria, manifestando interesse em suprir as dificuldades relacionadas à leitura e à produção textual e encontrando suporte e mediação para a apreensão do conhecimento. Essas ações educativas permitem a construção de novos saberes direcionados às práticas sociais.

 

Palavras-chave: Monitoria de Língua Portuguesa. Leitura e escrita. Textos acadêmico-científicos.

Biografia do Autor

Márcia Adriana Dias Kraemer, Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Realeza

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina – UEL/PR, Bolsa Capes. Estágio Pós-doutoral em andamento pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Campus Realeza, Bolsa Capes. Professora do Magistério Superior na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. marcia.kraemer@uffs.edu.br

Sabrina Casagrande, Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Realeza

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP/SP. Professora do Curso de Letras- Português Espanhol - Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. Sabrina.casagrande@uffs.edu.br

Publicado
22-08-2019
Seção
Campus Realeza - Projetos de Ensino