RESUMOS CIENTÍFICOS
AS PRÁTICAS DE LEITURA E DE PRODUÇÃO NA ESFERA ACADÊMICA
Resumo
Resumo: Este trabalho visa a apresentar uma pesquisa realizada com discentes das fases iniciais do Curso de Letras Português Espanhol, Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) do Campus Realeza/PR, no que concerne à leitura e à produção dos gêneros acadêmico-científicos exigidos pelas práticas sociais desenvolvidas nessa comunidade linguística. Investiga-se em que medida o conhecimento sobre o projeto enunciativo e a forma típica dos textos-enunciados do gênero artigo científico, em específico relacionado à seção resumo, é construído nos primeiros anos da vida universitária. Com efeito, objetiva-se analisar os pressupostos teórico-metodológicos, fundamentados na Linguística Aplicada, na Análise Dialógica do Discurso e nos Novos Estudos do Letramento, a fim de verificar as capacidades de linguagem que os acadêmicos que compõem o corpus da pesquisa apresentam. Justifica-se o estudo, uma vez que é preciso refletir sobre estratégias que possibilitam aprimorar o cabedal teórico e prático nos processos de letramento exigidos aos acadêmicos ingressantes, a fim de que atuem com adequação nessa comunidade de prática. A natureza do trabalho caracteriza-se como teórico-empírica, com fins explicativos e abordagem quantitativa e qualitativa dos dados, a partir do corpus composto por 32 enunciados produzidos por acadêmicos voluntários. O método de análise e de interpretação das informações é hipotético-dedutivo, com procedimento técnico de caráter histórico, comparativo e monográfico. A partir da compreensão das informações produzidas pelos acadêmicos, partícipes da pesquisa, constrói-se um panorama de diagnóstico acerca das capacidades linguístico-discursivas apresentadas pelos estudantes das fases iniciais do Curso de Letras, possibilitando a promoção de estratégias didático-pedagógicas voltadas ao aprimoramento da aprendizagem do texto-enunciado em estudo.
Palavras-chave: Resumo Científico. Leitura e escrita. Letramento Acadêmico- científico
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.