RESUMOS CIENTÍFICOS

AS PRÁTICAS DE LEITURA E DE PRODUÇÃO NA ESFERA ACADÊMICA

  • Pamela Tais Clein Capelin UFFS
  • Márcia Adriana Dias Kraemer Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Realeza
  • Sabrina Casagrande Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Realeza

Resumo

Resumo: Este trabalho visa a apresentar uma pesquisa realizada com discentes das fases iniciais do Curso de Letras Português Espanhol, Licenciatura, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) do Campus Realeza/PR, no que concerne à leitura e à produção dos gêneros acadêmico-científicos exigidos pelas práticas sociais desenvolvidas nessa comunidade linguística. Investiga-se em que medida o conhecimento sobre o projeto enunciativo e a forma típica dos textos-enunciados do gênero artigo científico, em específico relacionado à seção resumo, é construído nos primeiros anos da vida universitária. Com efeito, objetiva-se analisar os pressupostos teórico-metodológicos, fundamentados na Linguística Aplicada, na Análise Dialógica do Discurso e nos Novos Estudos do Letramento, a fim de verificar as capacidades de linguagem que os acadêmicos que compõem o corpus da pesquisa apresentam. Justifica-se o estudo, uma vez que é preciso refletir sobre estratégias que possibilitam aprimorar o cabedal teórico e prático nos processos de letramento exigidos aos acadêmicos ingressantes, a fim de que atuem com adequação nessa comunidade de prática. A natureza do trabalho caracteriza-se como teórico-empírica, com fins explicativos e abordagem quantitativa e qualitativa dos dados, a partir do corpus composto por 32 enunciados produzidos por acadêmicos voluntários. O método de análise e de interpretação das informações é hipotético-dedutivo, com procedimento técnico de caráter histórico, comparativo e monográfico. A partir da compreensão das informações produzidas pelos acadêmicos, partícipes da pesquisa, constrói-se um panorama de diagnóstico acerca das capacidades linguístico-discursivas apresentadas pelos estudantes das fases iniciais do Curso de Letras, possibilitando a promoção de estratégias didático-pedagógicas voltadas ao aprimoramento da aprendizagem do texto-enunciado em estudo.

 

Palavras-chave: Resumo Científico. Leitura e escrita. Letramento Acadêmico- científico

Biografia do Autor

Márcia Adriana Dias Kraemer, Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Realeza

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina – UEL/PR, Bolsa Capes. Estágio Pós-doutoral em andamento pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, Campus Realeza, Bolsa Capes. Professora do Magistério Superior na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. marcia.kraemer@uffs.edu.br

Sabrina Casagrande, Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Realeza

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP/SP. Professora do Curso de Letras- Português Espanhol - Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. Sabrina.casagrande@uffs.edu.br

Publicado
16-08-2019
Seção
Campus Realeza - Projetos de Pesquisa