ENSINANDO E APRENDENDO BIOLOGIA ATRAVÉS DA MONITORIA

  • Caroline Somavilla UFFS
  • Adelita Maria Linzmeier

Resumo

A inserção acadêmica na universidade configura-se como um momento de desafios na vida dos estudantes. Para uma formação sólida é necessário desenvolver ensino, pesquisa e extensão. Assim, a participação do estudante nas mais variadas atividades da prática docente no ensino superior, permite que este possa assumir uma postura crítica e reflexiva que vai além dos processos de ensino e aprendizagem. Neste sentido, a monitoria na modalidade por curso vem contribuir na formação do futuro profissional permitindo ao estudante uma maior vivência em diversas atividades de ensino, pesquisa, extensão e de outras atividades burocráticas pertinentes ao trabalho docente. Com isso, a monitoria visou contribuir para a melhoria no processo de ensino-aprendizagem e de formação do licenciando em Ciências Biológicas a partir de uma vivência mais profunda na universidade, despertando o interesse à docência e qualificando ainda mais o futuro profissional. Inicialmente, tarefas e estratégias foram definidas semanalmente. Várias atividades foram desenvolvidas, tais como: participação em reuniões do colegiado do curso, auxílio aos discentes, participação nos encontros do Residência Pedagógica, auxílio na Semana Acadêmica, com as Atividades Curriculares Complementares (ACCs), no período de matrículas e na recepção de escolas, dentre outras. Dentre estas destacamos gostaríamos de destacar: i) as ACCs constituem parte obrigatória da matriz curricular compondo 210 horas. No entanto, percebemos que muitos estudantes estavam chegando aos semestres finais sem concluir esta carga horária. Assim, foram realizadas apresentação para esclarecimentos de dúvidas em todas as turmas do curso buscando conscientizar os estudantes da importância da realização das ACCs ao longo do curso; ii) a recepção dos alunos em visitações das escolas no projeto UFFS de Portas Abertas trouxe um público bastante diverso à UFFS. Tanto escolas municipais, estaduais e particulares foram atendidas assim como alunos das mais variadas idades para os quais foram ofertadas várias atividades nas áreas de microbiologia, zoologia, biologia celular, entre outras. Estes momentos foram muito desafiadores, pois, trabalhar com diferentes públicos de diferentes idades exige muito mais quando estamos na posição de professor. Esta atividade foi bastante gratificante, pois ao fim de cada visitação era possível perceber a alegria dos alunos em conhecer a UFFS e participar de uma atividade prática; iii) a participação no período de matrículas na UFFS foi muito interessante pois conheci muitas pessoas no setor que me fizeram ver o trabalho público de forma diferente. Presenciei várias situações, desde o nervosismo das pessoas concorrendo a uma vaga, pessoas vindas de muito longe em busca de estudo, situações de pessoas não conseguindo a vaga, muitas lágrimas de alegria ou tristeza. Isso tudo nos faz ser uma pessoa melhor e ser um bom profissional naquilo que nos propomos. Além destas atividades, também pude vivenciar e compreender o trabalho e esforço que professores e demais servidores dedicam em uma série de questões burocráticas para garantir uma formação de qualidade aos estudantes, como é a jornada docente e como o curso funciona. Assim, concluo a monitoria destacando a importância que esta atividade teve em minha formação, não somente profissional, mas como pessoa, dotada de sensibilidade e humanidade.

Publicado
13-09-2019
Seção
Campus Realeza - Projetos de Ensino