RELATO DO PROJETO DE MONITORIA E PROGRAMAÇÃO

  • Matheus Dias Negrão UFFS

Resumo

A aprendizagem de uma linguagem de programação apresenta um dos
maiores desafios para curso de computação, em parte pode explicada pela baixa
qualidade de ensino em disciplinas durante a formação na educação básica. O
estudante, em alguns casos, ingressa no curso de Ciências da Computação sem um
domínio mínimo em operações básicas de lógica. Tal deficiência, se não
acompanhada e sanada a tempo, resultará na reprovação e na evasão do curso pois
algoritmos se constitui como um pré-requisito para todos os outros CCRs. Durante o
período do projeto de monitoria foram desenvolvidas atividades, bem como materiais

complementares e exercícios, com o objetivo de desenvolver o raciocínio lógico-
matemático que é exigido dos alunos ingressantes, tais materiais serviram de apoio

para os alunos com mais dificuldade conseguirem sanar grande parte de suas
dúvidas e alcançarem a média necessária para a aprovação na disciplina de
Algoritmos e Programação. O projeto de monitoria também é de extrema importância
em relação a iniciação a docência, onde os monitores puderam ter o primeiro
contato com o ensino acadêmico, sendo possível orientar e auxiliar grande parte dos
estudantes que precisaram em algum momento da monitoria, resultando em um
ganho quanto a experiência pessoal e profissional dos monitores, visto que na área
de computação não é raro o aprendizado de novos conceitos e tecnologias. Levando
em consideração todos os fatores descritos, o objetivo principal deste relato é
apresentar os resultados alcançados no projeto de monitoria e também expor as
principais dificuldades, desafios e avanços encontrados durante o andamento do
projeto no contexto do curso de ciência da computação.

Publicado
29-08-2019
Seção
Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura