SAÚDE NO ESPAÇO ESCOLAR:
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
Resumo
O presente trabalho tem como finalidade relatar as experiências do componente curricular optativo tópicos especiais I, Saúde no Espaço Escolar, ofertado no curso de licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó, no primeiro semestre de 2018, ministrado pelo Prof. Dr. Claudio Claudino da Silva Filho e pela Prof. Dra. Julyane Felipette Lima. A realização desse componente curricular surgiu a partir de reivindicações das estudantes do curso, por considerarem o eixo Pedagogia Hospitalar extremamente vago durante o percurso da graduação. O objetivo geral elaborado para essa disciplina foi desenvolver um processo educativo-reflexivo com os/as acadêmicos/as sobre as interfaces entre as áreas e os/as profissionais de saúde e educação, bem como as implicações do conceito ampliado de saúde para todos/as os/as autores envolvidos/as no processo de ensinar e aprender. As aulas foram organizadas entre os professores, de modo que intercalavam entre si, e, para além disso, buscaram trazer novos olhares e discussões para dentro da sala de aula, a partir da participação de outros educadores e uma visita dirigida ao 6º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, instalado em Chapecó-SC, gerando a integração entre a área da saúde e as licenciaturas. Dentre os conteúdos, buscaram olhar principalmente para os reivindicados pelos acadêmicos do curso, tais como os primeiros socorros, o atendimento pré-hospitalar de escolares, etc. Percebendo a necessidade de toda a comunidade acadêmica em discutir e reconhecer a importância da saúde nos espaços escolares, e para além deles, originou-se o evento “Saúde no Espaço Escolar: saberes e práticas em Primeiros Socorros”, dividido em duas noites, que abordou algumas temáticas importantes, dentre elas a convulsão, o desmaio, os traumas, as fraturas, os sangramentos, a prevenção e atendimento do engasgo (em crianças e adultos), a parada cardiorrespiratória, dentre outros. É notável que a oferta do componente curricular optativo tópicos especiais I, Saúde no Espaço Escolar, trouxe à tona questões essenciais e de grande valia para a formação profissional e pessoal, possibilitando a aproximação das áreas da saúde e da educação, desenvolvendo no educador um olhar diferenciado, isto é, não somente um olhar de educador, mas também um olhar de agente de promoção da saúde.
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