GESTÃO EM SAÚDE NAS ESCOLAS MÉDICAS BRASILEIRAS
Resumo
GESTÃO EM SAÚDE NAS ESCOLAS MÉDICAS BRASILEIRAS
Jean Carlo Utteich (apresentador)1
David Matheus Viana de Moares2
Henrique Fernando Paulino da Silva3
Matheus Leonardo Sangalli4
Sergio Koji Miyano Filho5
Taynara Meirelles6
Categoria: Ensino e Pesquisa
Resumo: As escolas médicas brasileiras possuem um grande desafio: desenvolver a formação médica e preparar esses futuros profissionais para que compreendam e atendam às necessidades da população relacionadas à saúde. De acordo com as diretrizes curriculares nacionais, aprovadas pelo Ministério da Educação, é exigido ao profissional médico o exercício de habilidades e competências para que possa atuar em benefício daqueles que usufruem do sistema de saúde. Dentre estas competências, é essencial que o médico formado seja capaz de administrar tanto a força de trabalho, os recursos físicos, materiais e informacionais, como detenha a habilidade de gerir, empregar ou liderar nas equipes de saúde. A problemática encontra-se na falha existente no processo de formação médica, uma vez que o currículo dos cursos de Medicina da grande maioria das universidades do Brasil não prepara o discente com conhecimentos teóricos-práticos nos elementos de gestão em saúde, para que possa discernir os diferentes vieses dos ambientes à que serão inseridos após a formação. Segundo pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz sobre mudanças no ensino médico, metade dos estudantes pesquisados responderam que no seu curso médico não se discute mercado de trabalho. A criação de ligas de gestão em saúde, a exemplo da Liga de Gestão em Saúde da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e a Medicina Jr. da Universidade de São Paulo podem contribuir para o desenvolvimento de um profissional diferenciado e acima das expectativas do mercado, uma vez que o mesmo busca por profissionais que além de dominarem o biológico, sejam capazes de gerir os recursos disponíveis na realidade individual de atuação de cada profissional. Na busca pelo referencial teórico envolvendo a gestão em saúde e escolas médicas foi possível perceber que os resultados encontrados ainda são escassos para obter um suporte adequado. Através da base de dados nacional LILACS e inserindo os descritores “gestão em saúde” e “currículo médico”, com o tema “currículo” como assunto principal, é possível encontrar apenas 8 artigos, dos quais 7 não possuem relação direta com a temática. Carvalho et al., entretanto, realiza um trabalho de ensino da gestão em saúde no internato de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, ou seja, no período em que o discente está próximo de concluir sua jornada acadêmica. Ainda assim, o autor destaca o aprendizado significativo que esse trabalho proporcionou não só aos alunos, mas também aos trabalhadores e gestores que aprimoraram ainda mais seus serviços refletindo no progresso da gestão. O envolvimento do acadêmico em medicina na busca pelo ensino e inserção das ciências da gestão no curso médico é de fundamental importância nesse processo de construção. Desse modo, novos estudos que aprofundem o tema são necessários, bem como o apoio por parte das instituições de ensino superior para que as diretrizes curriculares nacionais possam ser, de fato, cumpridas.
Referências: OLIVEIRA, Neilton Araujo de; ALVES, Luiz Anastácio. Ensino Médico, SUS e Início da Profissão: como se Sente Quem Está se Formando?. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 35, n. 1, p. 26-36, 2011.
Brasil. Ministério da Educação e Cultura. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES N°4, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina [acesso em 2018 Ago 13 ]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES04.pdf
Carvalho SR, Campos GWS, Oliveira GN. Reflexões sobre o ensino de gestão em saúde no internato de medicina na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas: Unicamp. Interface (Botucatu) [acesso em 2018 Jan 04]. 2009;13(29): 455-465. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832009000200017&lng=en
Palavras-chave: Formação. Gestão. Saúde. Medicina.
1 Graduando em Medicina, UFFS, campus Passo Fundo, contato: jcutteich@gmail.com
2 Graduando em Medicina, UFFS, campus Passo Fundo, contato: david.matheusvm@gmail.com
3 Graduando em Medicina, UFFS, campus Passo Fundo, contato: henrique_fernando@hotmail.com
4 Graduando em Medicina, UFFS, campus Passo Fundo, contato: ml.sangalli@gmail.com
5 Graduando em Medicina, UFFS, campus Passo Fundo, contato: sergiokojimf@gmail.com
6 Graduando em Medicina, UFFS, campus Passo Fundo, contato: taymeirelles@yahoo.com.br
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