“RECREIO DIRIGIDO” E“CÍRCULO DE LEITURA E ESCRITA”: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DAS AÇÕES DO PIBID-INTERDISCIPLINAR
Resumo
Resumo: Este trabalho objetiva descrever a analisar dois projetos desenvolvidos pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Interdisciplinar, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó; e aplicados na Escola de Educação Básica Professora Lourdes Ângela Sarturi Lago (Chapecó-SC) com alunos do quarto e quinto anos do Ensino Fundamental: "Recreio Dirigido" e "Círculo de Leitura e Escrita". O primeiro, elaborado pelas pibidianas Alice Ribeiro Dionizio, Juliana Bonett, Eloisa Mello e Estela Aparecida Damião, é uma iniciativa que procura orientar as crianças durante o período do recreio, objetivando a aproximação do aluno com brincadeiras que atualmente são consideradas "ultrapassadas", como "Ovo choco", "Passa anel", pular corda e pular elástico. Para a realização do projeto, os alunos são reunidos na quadra coberta da escola e orientados quanto às brincadeiras das quais farão parte nos quinze minutos de recreio escolar. O segundo, escrito por Alice Ribeiro Dionizio, Eloisa Mello e Estela Aparecida Damião, promove o hábito da leitura e da escrita, que são de extrema importância para a sociedade em geral e para as crianças particularmente. Ele envolve as práticas da leitura, interpretação, escrita e oralidade, pois permite que os alunos compartilhem suas histórias com os colegas contando-as. Outro aspecto importante do projeto é que os alunos são reunidos pelos pibidianos em um espaço fora da sala de aula (como embaixo de árvores, no refeitório, na quadra), utilizando, portanto, o espaço escolar a serviço de uma atividade descontraída e diferente. Os projetos elencados foram aplicados em 2017, e os resultados mostram que o “Recreio dirigido” foi fundamental para uma aproximação efetiva entre alunos e pibidianos e entre os próprios alunos, sendo uma
ferramenta útil de recreação e entrosamento sem deixar de lado a preocupação com o desenvolvimento cognitivo e interpessoal dos alunos. O projeto “Círculo de leitura e escrita” pode ser considerado o ponto de partida para a formação de bons escritores, bons leitores e bons pensadores e, portanto, é um instrumento de grande utilidade para a prática pedagógica. Além disso, reunir os alunos em pequenos grupos – utilizando espaços fora da sala de aula - ajuda na organização da atividade e no entrosamento entre eles, que se sentem mais seguros para falar, criando um ambiente tranquilo e produtivo. Para os pibidianos, a aplicação dos projetos contribuiu para a sua formação profissional, pois articula a prática e a teoria. Conclui-se, com base nos resultados de ambos os projetos desenvolvidos, que foi possível contextualizar a realidade dos alunos com o que vinha sendo trabalhado, agregando conhecimento tanto para os alunos quanto para os pibidianos. É perceptível a mudança ocorrida em alguns aspectos, como o maior interesse pela leitura e a melhor interação entre os colegas de classe.
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Palavras-chave:. Pibid. Interdisciplinar. Brincadeira. Leitura
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