EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO:
apontamentos iniciais das pesquisas no estado do Paraná
Resumo
O presente trabalho é o resultado parcial da pesquisa de especialização do curso de Realidade Brasileira, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Laranjeiras do Sul. As pesquisas sobre Educação Matemática e Educação do Campo têm sido ampliadas significativamente, em vista disso, estabelecemos a seguinte interrogação: O que se mostra das pesquisas sobre Educação Matemática na Educação do Campo no estado do Paraná? Tais reflexões se desenvolvem a partir da análise e interpretação dos dados a partir das dissertações e teses sobre a Educação Matemática e Educação do Campo no estado do Paraná até 2017. A natureza da investigação é predominantemente qualitativa e a análise dos dados irá se pautar seguindo os pressupostos do materialismo histórico dialético, para examinar títulos, palavras-chave, resumos, objetos de estudo, procedimentos metodológicos e resultados.Para tanto, ao efetuarmos esse movimento, procuramos olhar para as dissertações e teses, na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD, a análise desses materiais nos permitirá a produção dos dados de pesquisa e será realizada com o auxílio do software de análise qualitativa Atlas.ti. As reflexões trazem contribuições para a área de formação de professores em Educação Matemática e Educação do Campo, evidenciando aspectos relevantes ao que concerne à estrutura e aos modelos de formação e o encaminhamento metodológico, pretendendo contribuir nas aulas de matemática.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.