EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO:

apontamentos iniciais das pesquisas no estado do Paraná

Autores

  • Marcos Willian da Silva Santos FAMPER - FACULDADE DE AMPÉRE
  • Martinho Machado Junior Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

O presente trabalho é o resultado parcial da pesquisa de especialização do curso de Realidade Brasileira, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Laranjeiras do Sul.  As pesquisas sobre Educação Matemática e Educação do Campo têm sido ampliadas significativamente, em vista disso, estabelecemos a seguinte interrogação: O que se mostra das pesquisas sobre Educação Matemática na Educação do Campo no estado do Paraná? Tais reflexões se desenvolvem a partir da análise e interpretação dos dados a partir das dissertações e teses sobre a Educação Matemática e Educação do Campo no estado do Paraná até 2017. A natureza da investigação é predominantemente qualitativa e a análise dos dados irá se pautar seguindo os pressupostos do materialismo histórico dialético, para examinar títulos, palavras-chave, resumos, objetos de estudo, procedimentos metodológicos e resultados.Para tanto, ao efetuarmos esse movimento, procuramos olhar para as dissertações e teses, na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações – BDTD, a análise desses materiais nos permitirá a produção dos dados de pesquisa e será realizada com o auxílio do software de análise qualitativa Atlas.ti. As reflexões trazem contribuições para a área de formação de professores em Educação Matemática e Educação do Campo, evidenciando aspectos relevantes ao que concerne à estrutura e aos modelos de formação e o encaminhamento metodológico, pretendendo contribuir nas aulas de matemática.

Biografia do Autor

  • Marcos Willian da Silva Santos, FAMPER - FACULDADE DE AMPÉRE
    Graduando em Licenciatura em Matemática com Ênfase em Computação pela FAMPER – Faculdade de Ampére, bolsista do Programa Universidade Para Todos (PROUNI).
  • Martinho Machado Junior, Universidade Federal da Fronteira Sul

    Doutor e mestre em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015).Possui graduação em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Professor Adjunto de Matemática e Coordenador do Curso de Ciências Econômicas na Universidade da Fronteira Sul, em Laranjeiras do Sul - PR.

Downloads

Publicado

24-10-2018

Edição

Seção

Campus Realeza - Projetos de Pesquisa