REFLEXÕES ACERCA DO EMPREENDEDORISMO TRADICIONAL E O EMPREENDEDORISMO SOCIAL

Autores

  • Andrei Moreira Neves Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Alexandre Henrique Giroletto Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Isabela Pim Portela Martin Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

Através da ideia de uma sociedade inserida em um contexto globalizado, o papel do empreendedorismo é importante para provocar mudanças, mas não se limitando ao empreendedorismo tradicional que é o mais conhecido, existe uma nova ramificação que se preocupa com a geração de valor social, também conhecido como empreendedorismo social. A ocorrência do empreendedorismo social surge como forma de subsidiar tensões acerca de questões sociais, econômicas e ambientais que emergem no contexto atual da sociedade. A metodologia utilizada é caracterizada como uma pesquisa qualitativa, com caráter descritivo através de uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de descrever o fenômeno abordado. Existe um determinado domínio dentro do âmbito econômico que possui fins lucrativos, porém que tem foco de seus empreendimentos em ações de desenvolvimento social e ambiental, destacando questões como a sustentabilidade. O setor é conhecido como 2,5, uma forma de intermédio entre o segundo e terceiro setor, fazendo a junção entre a pessoa jurídica e a consciência socioambiental. O empreendedorismo social implica utilizar o mesmo conjunto de capacidades e seguir o mesmo processo fundamental de inovação do empreendedorismo tradicional para provocar mudança, a diferença reside que essa é socialmente valiosa, devido ao seu caráter preocupado em essência com o coletivismo. A promoção da emancipação social, do desenvolvimento sustentável e a erradicação do problema são bases para o trabalho dos atores envolvidos no setor 2,5. O empreendedorismo empresarial é individual, pois o empreendedor tem foco no resultado de seu negócio para seu próprio benefício, já no social tem-se o objetivo contrário, onde se tem como propósito o amparo coletivo em prol dos beneficiários ao qual o negócio social atenda. No âmbito empresarial a produção de bens e serviços liga-se ao intuito de gerar receita com total foco no mercado, a operação toda visa o resultado financeiro que só é alcançado por meio do comércio e a prestação de serviços, enquanto no social a intenção é atender as necessidades da comunidade com foco na busca de soluções para os problemas sociais ao qual estão ligadas. No empreendimento empresarial o sucesso está vinculado ao lucro, não exclusivamente, mas em grande parcela, buscando a constante satisfação das necessidades dos clientes com cuidado para as possibilidades de ampliação das potencialidades do negócio. O social é analisado por inquérito do impacto social causado, que é o fator de sucesso inerente ao empreendedorismo social e procura ampliar as oportunidades para as pessoas em situação de risco social ou mesmo nas questões ligadas a sustentabilidade. Os fatores abordados estão presentes nos negócios, onde cada tipo possui sua própria natureza, de acordo com seus objetivos. Ambos são relevantes socialmente, porém um colabora para o desenvolvimento comunitário e o outro é privativo, colaborando principalmente com o desenvolvimento econômico. Foi possível identificar que o empreendedorismo social não só é indispensável na configuração social contemporânea como é peça fundamental para o desterro de preconceitos e estigmas socioculturais. Sendo um tema que ainda carece de exploração e publicidade.

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Publicado

29-10-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino