EDUCAÇÃO POPULAR E PRÁXIS EM PAULO FREIRE:

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Nicolle Eduarda Martinelli Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó
  • Josiane Regina Plucinski Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Cláudio Claudino da Silva Filho

Resumo

O presente trabalho se deu a partir da experiência do componente curricular tópicos especiais II, Educação Popular e Práxis em Paulo Freire, ofertado no curso de licenciatura em Pedagogia, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó, no semestre 2018/1, ministrado pelo professor Dr. Claudio Claudino da Silva Filho. A oferta desse componente curricular, enquanto disciplina optativa para as acadêmicas do curso de Pedagogia, surgiu pela demanda das próprias estudantes, visto que desde o ingresso na graduação até as fases finais, Paulo Freire enquanto teórico da educação, é muito citado, porém os estudos e adentramentos na obra e vida de Freire se dava de maneira um tanto superficial; as leituras das obras escritas pelo autor, giravam sempre em torno dos livros mais conhecidos. Por conta dessa necessidade percebida tanto pelas acadêmicas, quanto pelos docentes do curso, nasceu o componente curricular optativo, explanado neste trabalho. O objetivo geral da disciplina foi desenvolver um processo educativo-reflexivo com as/os acadêmicas/os sobre a Educação Popular e a práxis analisadas à luz dos conceitos fundantes do educador Paulo Freire. No decorrer do semestre, o professor, em consonância com as acadêmicas, selecionou algumas obras escritas por Freire, e em cada encontro, as discussões giravam em torno de duas ou três obras, as quais as estudantes haviam lido previamente. Nessas discussões, alguns conceitos freireanos foram trabalhados, dentre eles a educação popular, a práxis, a autonomia, o diálogo, a dialogicidade, o esperançar, a utopia, as relações educador-educando, etc. As obras e os conceitos eram apresentados a partir de diferentes estratégias pedagógicas; as acadêmicas se desafiavam a cada encontro a pensarem outros meios, além da tradicional resenha ou resumo para apresentar os livros. As estratégias didático-pedagógicas utilizadas foram desenhos, representações audiovisuais, poemas e composições musicais. Percebemos que a oferta do componente curricular, tópicos especiais II, Educação Popular e Práxis em Paulo Freire, foi de grande valia para a formação das estudantes do curso de Pedagogia, pois ao nos aprofundarmos teórico-metodologicamente em determinado autor, possibilita olharmos além de pequenos textos ou capítulos isolados, levando a compreender de maneira mais integral a vida e obra do autor.

Biografia do Autor

  • Nicolle Eduarda Martinelli, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó

    Acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó. Atualmente sou bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e voluntária no projeto de extensão em parceira com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), o Projeto Luz.

     

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Publicado

29-10-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino