HISTÓRIAS DE VIDA E ITINERÁRIOS FORMATIVOS PARA ACESSO E PERMA-NÊNCIA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: PERSPECTIVAS DE ESTUDAN-TES ENTRE O ENSINO MÉDIO E A GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM E MEDICI-NA DA UFFS
Resumo
Resumo:Inquestionavelmente, a formação crítico-reflexiva do ser humano tem forte relação com o meio no qual o indivíduo está inserido. Seu discernimento e suas pretensões são, consequentemente, moldados com base no ambiente de vivência e nas relações que são estabelecidas com os demais. Dessa forma, estabelece-se imensurável importância à formação escolar presente em todo o país que, além de preparar os estudantes para o ingresso em uma universidade, também promove a estruturação do caráter e da ética entre os estudantes. Eventualmente, surgem questionamentos acerca do quão eficiente são as escolas brasileiras, especialmente as públicas, ao desempenhar sua função primordial. Indagam-se os motivos que proporcionam tamanha superioridade das escolas particulares na preparação de seus alunos para os exames de admissão das Universidades. Além disso, problematiza-se a supervalorização destinada aos conteúdos teóricos e o possível desprezo à formação ética e moral do estudante. Ademais, promove-se o diálogo a respeito dos principais desafios enfrentados pelos estudantes originários de escolas públicas durante o percurso até atingirem a estimada vaga em uma Universidade, com ênfase para os cursos de Enfermagem e Medicina. Sendo assim, esse estudo tem como objeto geral analisar as histórias de vida e os itinerários formativos de estudantes de ensino médio que aspiram ingressar em Enfermagem e Medicina na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó-SC, bem como de graduandos/as nesses cursos egressos das escolas públicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, onde serão entrevistados/as 05 graduandos/as em Enfermagem, 05 graduandos/as em Medicina, e 05 professores/as desses cursos da UFFS. Além disso, entrevistar-se-ão 10 estudantes e 05 professores/as de uma escola estadual do município de Chapecó-SC. Serão realizadas entrevistas utilizando um roteiro semiestruturado, propiciando o diálogo. Através da práxis do Educador Paulo Freire, arcabouço teórico-conceitual da pesquisa, abordam-se os conceitos de Dialogicidade e Problematização, que viabilizam a análise do atual sistema de ensino brasileiro, evidenciando suas principais fragilidades. A pesquisa permitirá a discussão a respeito dos métodos e sistemas que proporcionariam a maior inclusão de estudantes de classes sociais historicamente desfavorecidas em Universidades e centros de Ensino Superior. Outrossim, ressalta-se a relevância de ações que visem garantir a permanência desses estudantes, visto as inúmeras dificuldades que os mesmos toleram durante a vida acadêmica. Nesse contexto, acredita-se que os métodos e sistemas de acesso e permanência dos estudantes nas Universidades Públicas tornam possível a existência de uma sociedade mais igualitária. Como a pesquisa está em tramitação ética atual, para atendimento ético e legal às Resoluções 466/2012 e 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde, os futuros resultados poderão demonstrar elementos para qualificar os itinerários formativos de jovens entre o Ensino Médio e o Ensino Superior, qualificando não só seu acesso, mas a permanência com conscientização de seu papel como militante por justiça social em qualquer carreira escolhida.
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Submeto o trabalho apresentado como texto original à Comissão Editorial do XIII SEPE e concordo que os direitos autorais, a ele referente, se torne propriedade do Anais do XIII SEPE da UFFS.