USANDO O DICIONÁRIO: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA

Autores

  • Fernanda Silva Lima Pinheiro UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

 

Resumo: A leitura tem importante papel na aquisição do vocabulário de um falante da língua. O enriquecimento do vocabulário permite uma melhor compreensão leitora e da comunicação linguística (Biderman, 1996). Diante disso, surge a necessidade atrelada ao ensino em relação à abordagem da utilização do dicionário em sala de aula, de forma a reconhecer a importância desse recurso didático. A ferramenta vem a oferecer suporte e reflexão frente à busca pelo maior desenvolvimento lexical do aluno e sua formação leitora atrelada às experiências nos eventos da comunicação e significação cotidiana vivenciados por meio da polissemia (Silva, 1999). A partir do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), promovido pelo MEC desde 2001, que contempla lexicografia em seu material de distribuição gratuitos às escolas públicas, o PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) Subprojeto Interdisciplinar (UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul), campus Chapecó, elaborou um planejamento tomando como base a dissertação de MENEZES (2017) que adotou a problemática como foco de pesquisa, a fim de conciliar teoria e prática no ambiente de ensino dos anos iniciais, objetivando ainda fortalecer os eixos de extensão e ensino à comunidade local, que fundamentam a universidade brasileira, assegurados pela Constituição Federal Brasileira (1998). Deste modo, o trabalho propõe-se a discutir a aplicação do projeto e seu papel na construção docente e auxílio na formação autônoma de leitores dos anos iniciais do ensino fundamental e os impactos decorrentes das práticas, de modo a levar o licenciando a reflexionar sobre o ensino crítico, constante e contínuo.

 

 

Palavras-chave: Compreensão leitora. Dicionário escolar. Léxico. Ensino.  

 

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Publicado

29-10-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Ensino