PROPOSTAS DE LEITURA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO EM BLOGS DE EDUCAÇÃO

Autores

  • Gabriela Hoffmann Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
  • Andressa Mizevski
  • Ivone Snicheloto
  • Tania Berlanda
  • Zoraia BIttencour

Resumo

O presente trabalho analisa blogs direcionados ao ciclo da alfabetização. Como pressuposto para esse estudo, parte-se da ideia de que a leitura é essencial neste ciclo, uma vez que as propostas utilizadas para esse momento estão sempre em discussão. Por meio da presente pesquisa, objetiva-se analisar blogs da área de educação, especificamente em relação às práticas de leitura no ciclo de alfabetização, problematizando como se caracterizam as propostas de leitura presentes em tais blogs de alfabetização. O estudo teve como aportes teóricos, obras de autoria de ANDRÉ (2001); JOLIBERT (1994); SANT’ANA (2010); SILVA ( 2016) e SOLÉ (1998). Os procedimentos metodológicos apresentam como base a análise documental, por meio da análise, durante um mês, de quatro blogs da área de educação. Como resultados da pesquisa, é possível afirmar que as propostas presentes em alguns blogs não contemplam a criança como protagonista de sua aprendizagem.  As propostas de leitura nos blogs não contribuem para a formação de leitores críticos/reflexivos, já que as atividades apresentadas faziam com que os estudantes realizassem leitura e copia.  Professores utilizam das ideias dos blogs em sua prática sem refletir sobre o aporte teórico abordado nas propostas de leitura. A pesquisa resultou na breve atualização dos blogs, comprovando uma substituição dos mesmos por páginas nas redes sociais, como, por exemplo, o Facebook. Conclui-se que as propostas dos blogs direcionam a leitura para a realização de atividades, não contribuem significativamente para o desenvolvimento critico- reflexivo dos estudantes, entretanto cabe ao professor analisar as sugestões para executar em suas práticas.

Downloads

Publicado

10-09-2018

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Pesquisa