IMPACTO DE CONHECIMENTO DE LIGA ACADÊMICA - LIGA DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

Autores

  • Gabriela Soares Mota Franco Marra
  • Silvane Nenê Portela
  • Andreia Jacobo
  • Vanessa Damini
  • Natália Bender Führ Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Passo Fundo
  • Carina Andressa Dick
  • Emanoelle Moreira Scheid
  • Jéssica Pasquali Kasperavicius
  • Júlia Goettems Passos
  • Janaína Cossetin
  • Ana Maieli Honaitz Schmitz
  • Luana de Bem Giareta
  • Grasiele Colussi
  • Kélen Zanin
  • Fernanda Galli
  • Flávio Lacerda Miranda
  • Lucas de Souza da Silva
  • Sofia Carla Abelin Noskoski
  • Diógenes Luiz Basegio

Resumo

As Ligas Acadêmicas são entidades propostas e organizadas por discentes e orientada por docentes, que apresentam interesses em comum, com intuito de complementar a formação acadêmica em uma área específica da saúde, por meio de atividades que atendam aos princípios do tripé universitário ensino, pesquisa e extensão. A Liga Acadêmica tem como finalidade o desenvolvimento de ações interdisciplinares e interprofissionais/interinstitucional na área da saúde promovendo ações de ensino pesquisa e extensão. As atividades de extensão poderão ser desenvolvidas sob a forma de projetos, cursos, eventos e prestação de serviços. Essas modalidades podem gerar publicações e outros produtos de extensão, tais como produtos tecnológicos, processos ou técnicas com patente. São formadas em ambientes criados para que alunos interessados em determinados temas se aprofundem na teoria, em pesquisas e em extensão nesta área. Por isso, são feitas aulas teóricas quinzenais com temas escolhidos pelos professores orientadores, conforme temas mais necessários a formação médica, e lecionadas pelos próprios alunos com o acompanhamento e complementação destes. Para avaliar o conhecimento prévio dos ligantes e sua evolução conforme os métodos de ensino e estilos de aulas que estão sendo lecionadas usa-se os pré e pós testes. Que são questionários compostos de 3 a 5 perguntas relacionadas ao tema da aula aplicados antes e após a aula. Após a aplicação dos pré e pós testes os resultados coletados são colocados em tabelas para que seja feita a avaliação dos resultados. A partir dos resultados obtidos, podemos afirmar que a aula de “Anticoncepção e Climatério” e aula de “Vulvovaginites e DIP” apresentaram grande evolução tendo os pré testes uma taxa de acerto de 63,2% e 46,4% e os pós testes uma taxa de acerto de 96,6% e 85,7%, respectivamente. Na aula de “Infertilidade e consulta pré-concepcional” os ligantes apresentaram grande conhecimento prévio e ainda assim evoluíram com pré-teste de taxa de acerto de 90% e pós teste com taxa de 100% de acerto. A aula de “Anatomia, fisiologia, exame físico e citopatológico” e aula de “Assistência pré-natal normal e alto risco” precisaram ser revistas, já que não tiveram grande evolução sendo pré testes de taxa de acerto de 55% e 80% e pós testes de 75% e 76,6%, respectivamente. Com esses resultados podemos firmar o benefício da existência das Ligas Acadêmicas e também apresentar tais resultados para a coordenação do curso para que ajustes na grade curricular possam ser feitos conforme nível de conhecimento dos discentes em determinados temas.

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Publicado

25-10-2018

Edição

Seção

Campus Passo Fundo - Projetos de Pesquisa