ESTUDOS DE CASO E REFLEXÕES TEÓRICAS SOBRE A MUNICIPALIZAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO MUNICÍPIO E CHAPECÓ (SC)

A PROPOSTA DO GRUPO DE ESTUDOS SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS (GEPP).

Autores

  • Matheus Cardoso da Silva Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
  • Monica Hass Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Resumo

As discussões sobre governança democrática nortearam uma nova configuração de reflexão e compreensão teórica nos estudos sobre a cidade, construção e aplicação e políticas públicas. O conceito de governança disseminado no cenário democrático brasileiro rompeu com o que era considerado e comumente utilizado na Europa. O campo das Ciências Sociais no Brasil redefiniu, em diversas pesquisas, a ênfase sobre a participação popular no processo de gestão publica, isso se deu sobretudo pela promulgação a Constituição Brasileira de 1988 (CF/88) que viabilizou a participação popular na deliberação e controle a partir do direito assegurado constitucionalmente, o que contribuiu para a ascensão de novas experiências democráticas e construção de canais participativos institucionalizados. Nesse sentido, surge a partir do grupo de pesquisa Estado, Sociedade e Políticas Públicas na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó e do projeto Políticas Públicas, municipalização e participação democrática: um estudo sobre o município de Chapecó-SC – financiado pelo Fundo de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) - a necessidade de criação e institucionalização do Grupo de Estudos sobre Políticas Públicas (GEPP). Tendo como objetivo viabilizar a interação de pesquisadores de diversas áreas, discentes e comunidade externa dentro de discussões teóricas, estudos de casos e reflexões que proporcionam a análise científica do processo de municipalização das políticas públicas em Chapecó (SC), mediante um recorte pós CF/88, identificando as áreas prioritárias, os instrumentos criados e as formas de participação da sociedade civil implantadas nesse processo. A partir de temas como estado, sociedade e políticas públicas, descentralização, participação, neoinstitucionalismo e governança entre outros, tais aportes estabelecem a compreensão do processo de municipalização em questão. Diante dos estudos de casos, considera-se que a participação popular em contraste com a criação de políticas, a partir de canais institucionalizados, são variadas em diferentes cenários, mediante o modo de gestão e reflexos sociais estabelecidos após a constitucionalização federal. Em Chapecó, parte dos conselhos gestores só foram emersos enquanto política de governança pública pela promulgação constitucional tida obrigatoriedade. A verticalização desses espaços também é estabelecida até mesmo nos próprios regimentos, em documentos de alguns conselhos gestores é possível problematizar o poder significativo reservado a atores sociais que influenciam fortemente a centralização de práticas autoritárias. Ainda se tratando de autoritarismo, alguns regimentos asseguram a presença estrita do poder público como representante legal dos conselhos, ou seja, é tido como obrigatoriedade um ator de cunho governamental designado a presidir um conselho gestor popular; tal pática favorece a dominação partidária e política dentro de um espaço tido como participativo e deliberativo. Por conseguinte, a proposta do GEPP busca historicizar, refletir, problematizar e produzir e compartilhar conhecimento sobre o processo de municipalização, tratando os conselhos gestores como importante canal de governança democrática; buscando contribuir para a qualificação e a melhoria da qualidade de vida da população.

Biografia do Autor

  • Matheus Cardoso da Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

    Discente do curso de graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó, bolsista de iniciação científica FAPESC/UFFS

  • Monica Hass, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

    Doutora em Sociologia Política, docente no curso de graduação em Ciências Sociais, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó

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Publicado

08-11-2018

Edição

Seção

Campus Chapecó - Projetos de Extensão e Cultura