ABORDAGEM SOBRE ALIMENTOS TRANSGÊNICOS ATRAVÉS DE TEATRO E HORTA EM ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • Karolini Betim Fieldkircher Universidade Federal da Fronteira Sul, Realeza
  • Liziane Terezinha Jahn Neuhaus
  • Laura Emanuelly Rech Soares
  • Gessica De Oliveira Padilha Dos Santos
  • Jean Guimarães
  • Daniela Maria Rannov Pinnow
  • Gilza Maria de Souza Franco

Resumo

As ponderações relatadas neste trabalho são resultados de atividades realizadas no Projeto Integrador (PI) desenvolvido no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O PI é desenvolvido pelos  licenciandos em cinco fases do curso, onde são instigados a desenvolver pesquisa sobre um tema específico e aplicar os resultados em uma oficina com a comunidade local. Nosso relato, portanto, abordou  o tema Alimentos Transgênicos. Na primeira e segunda fase (PI I e II) foram realizadas pesquisas a partir de bibliografias, documentos, legislação e sites da área o que culminou na elaboração de um projeto de pesquisa no PI III. Na quarta fase, o PI IV, envolveu uma pesquisa de campo com seis escolas municipais da região sudoeste do Paraná.  Nessa etapa nosso objetivo foi compreender as concepções dos envolvidos com a merenda escolar sobre transgenia, bem como se havia um cuidado na escolha dos alimentos. Nossos resultados demonstraram que as escolas estudadas adquirem seus alimentos seguindo as normativas do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Algumas por meio da Cooperativa Central da Agricultura Familiar Integrada (COOPAFI). Entretanto, grande parte é adquirida através de licitação no mercado, onde muitas vezes escolhem-se produtos de menor preço. Em alguns casos a produção local é valorizada e a escola utiliza alimentos de agricultores locais (agricultura familiar).  A escolha dos alimentos é feita através do teste de aceitação realizado com alunos. Verificamos que o conhecimento sobre alimentos transgênicos em algumas escolas é raso, e algumas não sabiam que possuíam esses produtos. Com base nesses dados na quinta fase (PI V) desenvolvemos um plano de ação que foi aplicado em uma das escolas. O principal objetivo dessa etapa foi divulgar com crianças do ensino fundamental I conceitos e dados sobre os alimentos transgênicos e seus efeitos para saúde humana e meio ambiente. Ainda, buscamos sensibilizar esses alunos quanto a importância da escolha do alimento. Para isso foi realizada uma oficina que abordou o tema e que incluiu técnicas de  plantio de temperos e teatro de fantoches na Escola Municipal São Francisco de Assis Ensino Infantil e Fundamental em Pérola D’Oeste - PR. Desenvolvemos a atividade com alunos do 2° ano, com faixa etária de 7 a 8 anos de idade. Utilizamos o  teatro para apresentar o tema de forma mais lúdica visando a apresentação de conceitos através de uma metodologia que a proporcione prazer em aprender. A construção de uma horta na escola e a realização de um plantio de temperos pelos próprios alunos foi uma associação da teoria com a prática para possibilitar aos alunos um maior entendimento e assimilação do conteúdo apresentado, bem como incitar na criança a sua autonomia e conscientização. Para nós acadêmicos a aplicação do projeto possibilitou um grande aprendizado e experiência, onde nos deu a oportunidade de vivenciar na prática o trabalho docente na aplicação de conceitos e utilização de ferramentas auxiliadoras no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para nossa formação de futuros licenciados.

Biografia do Autor

  • Karolini Betim Fieldkircher, Universidade Federal da Fronteira Sul, Realeza

     

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Publicado

23-10-2018

Edição

Seção

Campus Realeza - Projetos de Ensino