IDENTIDADE:

O EU E O ESPAÇO ONDE VIVO

Autores

  • Deoclécia Francisca da Silva Nicolli Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

O Estágio Curricular Supervisionado: Anos Iniciais do Ensino Fundamental, faz parte do processo de formação do curso de Licenciatura em Pedagogia, realizado na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus de Erechim. Este momento além de ser uma etapa obrigatória, é de extrema importância para aproximar-se da realidade escolar, das crianças, de metodologias e estratégias que serão necessárias a vida profissional depois de obter o grau de pedagogo. O estágio foi desenvolvido com crianças de 6 e 7 anos, matriculadas no primeiro ano do ensino fundamental em uma escola pública municipal, da cidade de Erechim, Rio Grande do Sul. O estágio seguiu três etapas de realização, a primeira etapa consistiu em escolher uma escola e fazer as observações a fim de conhecer a turma e o funcionamento escolar, na segunda etapa foram realizadas monitorias junto com a professora regente para que houvesse elementos das crianças para criar um projeto de intervenção para ser devolvido na terceira etapa, que neste caso foi “Identidade: O eu e o espaço onde vivo”. O objetivo desse projeto foi instigar as crianças quanto a seus nomes, suas histórias pessoais e seus significados, bem como discutir sobre o local em que moravam. As propostas tinham o intuito de buscar aproximar as crianças de suas histórias de vida pessoais e grupais, de modo que pudessem escrever e ler sobre assuntos significativos e de seu interesse, proporcionando um processo de alfabetização com mais sentido. Este processo do estágio na formação de professores é muito importante para que o futuro profissional saiba com o que será seu dia a dia depois de formado.

 

Downloads

Publicado

15-09-2018

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Ensino