O ACOLHIMENTO NA CRECHE:

ESTRATÉGIAS PARA PENSAR A PEDAGOGIA DOS COMEÇOS

Autores

  • Deoclécia Francisca da Silva Nicolli Universidade Federal da Fronteira Sul

Resumo

O presente resumo tem o objetivo de compartilhar o projeto de pesquisa
desenvolvido no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do curso de Licenciatura
em Pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul, que tem como título: “O
acolhimento na creche: Estratégias para pensar a Pedagogia dos começos”. O tema
irá investigar sobre as primeiras experiências vividas pelas crianças da creche ao
entrar na escola, bem como as estratégias adotadas pelas professoras durante o
processo de inserimento. Para desenvolver o assunto, será realizada uma pesquisa
bibliográfica com autores e documentos que normatizam a Educação Infantil e que
escrevem sobre “adaptação”, “acolhimento”, “crianças” e “Pedagogia dos começos”;
e também uma pesquisa de campo com uso de questionários on-line com
professores (as) de bebês e crianças bem pequenas (0 a 3 anos), com o intuito de
saber as estratégias usadas pelas mesmas no período de inserção das crianças na
escola. Este tema surgiu depois de estudar, durante o curso de Pedagogia, sobre as
conquistas das crianças ao longo do tempo, bem como a mudança na visão de
criança que existe hoje, o que consequentemente modifica o modo como a escola
organiza seu espaço e as situações vividas com as crianças, criando um ambiente
acolhedor, de qualidade e que respeite os princípios de uma escola de infância.
Nesta pesquisa há o objetivo de mostrar que as escolas precisam rever o conceito
de adaptação e considerar o conceito de acolhimento para que se efetive uma
Educação Infantil que respeite os tempos e desejos das crianças, efetivando a
criança como o centro do planejamento pedagógico, conforme apontam as políticas
que normatizam esta etapa (BRASIL, 2009). O trabalho trará algumas discussões da
Pedagogia da Infância e dos começos e as contribuições que vem trazendo para a
educação. A pesquisa e os resultados ainda estão em fase de finalização.

Downloads

Publicado

15-09-2018

Edição

Seção

Campus Erechim - Projetos de Ensino